Foto: ICMBio

Farol de Santa Marta - Laguna APABF

Foto: ICMBio

Reunião do Conselho da APA da Baleia Franca

Leia Mais
  • Segunda-Feira

    Poss. de Panc. de Chuva a Tarde

    17 °C

    12 °C

  • Terça-Feira

    Variação de Nebulosidade

    17 °C

    13 °C

Imbituba - SC

  • Sábado

    Poss. de Panc. de Chuva a Tarde

    17 °C

    12 °C

  • Domingo

    Poss. de Panc. de Chuva a Tarde

    17 °C

    13 °C


Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca localiza-se no litoral do sul de Santa Catarina, e foi criada pelo decreto federal s/nº em 14 de setembro de 2000. Com uma área de 156 mil hectares, 130 km de costa marítima, abrange nove municípios, desde o sul da ilha de Santa Catarina até o Balneário Rincão.

As finalidades da APA da Baleia Franca são proteger, em águas brasileiras, a baleia franca austral (Eubalaena australis), ordenar e garantir o uso racional dos recursos naturais da região, ordenar a ocupação e utilização do solo e das águas, ordenar o uso turístico e recreativo, as atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcações e aeronaves.

Em sua rota migratória reprodutiva, a baleia franca passa pela região entre os meses de junho e novembro. As riquezas naturais protegidas pela APA vão além da Baleia Franca, incluem outras espécies de animais e vegetais nativos, promontórios, costões rochosos, praias, ilhas, lagoas, banhados, marismas, área de restinga, dunas, além de sítios arqueológicos, como os sambaquis e as oficinas líticas.