APACC promove expedições de campo em Maragogi

IMG 1635

A equipe da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) realizou, recentemente, expedição de campo aos recifes de Maragogi (Alagoas), entre 16 e 20 de outubro de 2017. Os objetivos da expedição foram coletar informações para a revisão do Plano de Manejo da APACC e realizar o monitoramento das Zonas de Visitação (ZV) e Zonas de Preservação da Vida Marinha (ZPVM) já implementadas (seguindo protocolo Check APACC). 

Foto 1. Equipe da expedição de campo da APA Costa dos Corais (APACC). Foto: Acervo APACC

IMG 1597 1

Foto 2. Corais de fogo (Millepora alcicornis) e cérebro (Mussismilia hartii) na Zona de Visitação (ZV) de Maragogi. Foto: Pedro Pereira

Foram coletados dados qualitativos e quantitativos da comunidade bentônica e de peixes em diversos locais visando comparação de áreas com e sem ordenamento. As atividades antrópicas, como pesca e turismo também foram contabilizadas. Para a escolha das melhores áreas em relação à visitação turística, zonas de pesca e áreas com as maiores biodiversidades íctia (peixes) e bentônicas, foram realizadas reuniões com pescadores e moradores locais, e com base nessas características foram indicados os cinco ambientes na região de Maragogi: Taci Raso, Ponta de Mangue, Filha das Galés, Buraco, Aquário e Área Fechada (site 1 e 2).

Nos dias que se seguiram (17 a 20 de outubro), em cada região demarcada, foram realizadas atividades que englobaram reconhecimento da área, com anotações referentes às características morfológicas e atividades antrópicas e mergulhos. Foram realizados levantamentos biológicos (íctio e bentônicos) por meio da metodologia do censo visual. Essas anotações serviram de base para o protocolo de monitoramento da biodiversidade e possível avaliação da efetividade do ordenamento já implementado.

IMG 1429

Foto 3. Formações recifais da ZPVM de Marogogi com destaque para o coral Montastraea cavernosa. 

Foto: Pedro Pereira

 IMG 1380

Foto 4. Budiao cinza (Sparisoma axillare) nos recifes de Maragogi.

Foto: Pedro Pereira