Maragogi na rota do turismo responsável

Conhecido por suas piscinas naturais de águas cristalinas, o município de Maragogi é, hoje, um dos destinos turísticos de referência no país. Por se tratar de um município de tamanha beleza e com grande importância para a conservação da biodiversidade marinha, Maragogi também integra o território da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais – unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

WhatsApp Image 2018-01-31 at 12.51.07Foto 1-  Informantes turísticos e fotográfos subaquáticos no fechamento de mais um módulo. Foto: Acervo Secretaria de Turismo de Maragogi.  

Com os objetivos de sensibilizar os agentes de turismo do município, quanto a uma conduta responsável em ambientes marinhos, e ampliar a qualidade no atendimento ao turista na APA Costa dos Corais, a Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Costa dos Corais, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR/AL) e o Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, desenvolveu o Projeto Maragogi na Rota do Turismo Responsável. O Projeto, que em sua 1ª edição teve como público-alvo os informantes turísticos e fotógrafos subaquáticos que atuam nas piscinas naturais de Maragogi, aconteceu entre agosto e novembro de 2017 e abordou temas, como: ética profissional, empreendedorismo, contexto histórico-geográfico da região, biodiversidade marinha e conduta consciente em ambientes recifais. Ao todo foram capacitados 77 profissionais para atuar, de modo responsável, no atendimento ao turista que visita Maragogi e as piscinas naturais. O Projeto enfatizou a qualidade no atendimento e o cuidado com natureza.

WhatsApp Image 2018-02-07 at 09.35.34Ao fim do curso foi promovido um evento de confraternização. Os cursistas receberam os certificados, um kit de pranchetas que identificam as espécies de corais e peixes que ocorrem na região e as diretrizes do Programa Conduta Consciente do Ministério do Meio Ambiente. Foto 2- Formatura e entrega dos certificados pela secretária de Turismo, Thereza Dantas. Foto: Acervo Secretaria de Turismo de Maragogi.

 

WhatsApp Image 2018-02-07 at 09.35.41 1

 Foto 3-  Informantes turísticos e fotográfos subaquáticos celebrando o fechamento do curso. Foto: Acervo Secretaria de Turismo de Maragogi.