REVISÃO DO PLANO DE MANEJO DA APA COSTA DOS CORAIS SEGUE...

A equipe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Costa dos Corais vem realizando, desde agosto de 2017, reuniões setoriais e expedições de campo para subsidiar a revisão do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

Ao todo, já foram realizadas 30 reuniões setoriais envolvendo diversos atores, como: pescadores (as), operadores de turismo náutico, empresários locais, ambientalistas, comunitários e pesquisadores (as). E, no dia 10 de agosto, foi realizada uma ampla reunião com representantes das três esferas do poder público para discutir, integradamente, as necessidades para melhorar a gestão e a governança da APA Costa dos Corais (APACC).

WhatsApp Image 2017-09-13 at 12.45.48

Foto-1: Reunião setorial com o setor do turismo de São José da Coroa Grande/PE.

As reuniões setoriais já foram realizadas em todos os 13 municípios que integram o território da APA Costa dos Corais e contaram com a participação de mais de 1000 pessoas. Como objetivos das reuniões, além de entender e identificar os usos e demandas dos setores com relação à APACC, nas reuniões com o setor pesqueiro tem-se instigado a elaboração de um plano de recuperação das espécies ameaçadas. Esta demanda foi estabelecida com a publicação da portaria 445/2014 do Ministério do Meio Ambiente, que lista as espécies de peixes e invertebrados aquáticos da fauna brasileira que estão ameaçados de extinção.

Reunião com o setor pesqueiro de Paripueira/AL

Em paralelo às reuniões, expedições de campo estão sendo realizadas com o intuito de avaliar as demandas solicitadas pelos usuários durante as reuniões e a situação ambiental dos ambientes recifais. Já foram realizadas sete expedições: Tamandaré, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Paripueira e Barra de Santo Antônio. 

Foto-2: Reunião Setorial com o setor da pesca artesanal do município de Paripueira/AL.

As atividades realizadas englobaram: reconhecimento da área com anotações referentes às características morfológicas e atividades antrópicas, como pesca e turismo e levantamentos biológicos (íctio e bentônicos), por meio da metodologia do censo visual.

WhatsApp Image 2018-02-26 at 13.09.08Ainda estão previstas mais 4 reuniões setoriais, 1 expedição de campo, 4 oficinas regionais e 1 oficina final para construção do novo Plano de Manejo da APACC. A gestão da UC acredita que todo este trabalho proporcionará a participação ampliada da sociedade na revisão do Plano de Manejo, gerando, consequentemente um zoneamento que contemple tanto demandas socais de uso do espaço marinho, quanto medidas de recuperação da biodiversidade da APA Costa dos Corais.

Foto-3: Reunião setorial com o setor do turismo de Paripueira/AL.

OFICINAS REGIONAIS

Finalizada a etapa das reuniões setoriais e das expedições, estão previstas para acontecer 4 oficinas por região da APACC. As reuniões têm por objetivo apresentar, colher informações e validar com a comunidade local a primeira proposta do novo zoneamento da APACC. Nessas reuniões os atores terão oportunidade de discutir, esclarecer e registrar suas opiniões quanto a proposta de zoneamento da unidade de conservação.

As reuniões estão previstas para acontecer:

Município de realização da reunião Municípios abrangentes Data, horário e local da reunião
TAMANDARÉ (Tamandaré, Barreiros
São José da Coroa Grande)
14 de maio de 2018 das 13h00 às 17h00 Local: CEPENE, Tamandaré/PE.
MARAGOGI (Maragogi e Japaratinga) 15 de maio de 2018 das 18h00 às 22h00
Local: COOPEAGRO ou Auditório do Salinas, Maragogi/AL.
PORTO DE PEDRAS (Porto de Pedras, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres e
Passo de Camaragibe)
16 de maio de 2018 das 18h00 às 22h00
Local: Clube Social de Porto de Pedras/AL.
MACEIÓ (Maceió, São Luís do Quitunde
Barra de Santo Antônio
Paripueira)
17 de maio de 2018 das 9h00 às 13h00
Local: Clube da AABB, Maceió/AL.

Fique atento! Clique aqui, acompanhe e participe da Agenda de Revisão do Plano de Manejo da APA Costa dos Corais.