Associação Peixe-Boi recebe treinamento em Interpretação Ambiental

 

O ICMBio Costa dos Corais promoveu, de 21 a 23 de maio, o 1° curso de Princípios de Interpretação Ambiental e Excelência no Atendimento ao Visitante na Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais (APACC). Realizado em conjunto com a Coordenação de Planejamento, Estruturação da Visitação e do Ecoturismo (COEST), o evento contou com apoio do projeto GEF MAR, da Fundação SOS Mata Atlântica e da Fundação Toyota do Brasil. 

A capacitação foi dirigida principalmente a membros da Associação Peixe-Boi,entre condutores, remadores, recepcionistas e artesãos. A entidade está sediada em Porto de Pedras, Alagoas, e realiza um passeio de jangada a remo no trecho final do rio Tatuamunha, onde se localiza a área de reintrodução do peixe-boi marinho. O ordenamento da atividade está detalhado no Plano de Manejo da APACC e é uma importante ferramenta para divulgação do trabalho de conservação da espécie e da unidade de conservação, assim como de integração com a comunidade local, formada predominantemente por pescadores.

 

 

IMG 20180521 114352466

Foto 1- A instrutora da equipe ampliada em Interpretação Ambiental do ICMBio trazendo alguns elementos do curso. foto: Diego da Silva Santos

O curso foi conduzido por instrutoras integrantes da equipe técnica ampliada de interpretação ambiental, vinculada à COEST/CGEUP, e teve por objetivo oferecer aos participantes novas ferramentas para aprimorar o trabalho de atendimento e sensibilização de visitantes em relação à conservação da natureza. Ao todo foram capacitadas 21 pessoas, sendo 17 membros da Associação Peixe-Boi e quatro colaboradores da APACC (bolsistas e estagiários). 

"Este curso possui um programa básico, mas os conteúdos são construídos e discutidos totalmente a partir das experiências dos cursistas, por meio de trabalhos em grupo e dinâmicas. Isto os estimula a participar e internalizar os conceitos, que são totalmente novos para eles", explica Beatriz Gomes, uma das instrutoras do curso.

 

"Esta é a primeira de uma série de capacitações sobre interpretação ambiental que serão realizadas na APA Costa dos Corais a partir de 2018", salienta Ulisses Santos, chefe substituto do ICMBio Costa dos Corais. A APACC está localizada no litoral de Alagoas e Pernambuco e possui 122km de extensão em seu limite oeste, compreendendo uma região com grande atividade turística. A prioridade é capacitar organizações comunitárias nos municípios abrangidos pela unidade de conservação, de modo que possam oferecer serviços de qualidade aos visitantes que buscam alternativas ao turismo de massa. Serão também treinados agentes multiplicadores, ligados a instituições parceiras do Instituto, para auxiliar o ICMBio em futuros cursos sobre o tema.

IMG 20180522 091405857

Foto 2- Momento de reflexões sobre as atividades do dia. Foto: Diego Santos

IMG 20180523 090326125Foto 3- Atividade para colocar em prática o que foi discutido durante o curso. Foto: Diego Santos

IMG 20180522 094621563

Foto 4- Dinâmicas com o grupo para fortalecer a coletividade. Foto: Diego Santos

IMG 20180523 090117584

Foto 5- Condutores colocando em prática os conhecimentos trabalhados em sala. Foto: Diego Santos