Conselheiros discutem novo zoneamento marinho da Costa dos Corais

 Os conselheiros da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais (AL/PE) conheceram na última reunião do Conselho Consultivo o resultado das consultas públicas e do estudo ecológico de zoneamento da unidade de conservação (UC). O evento contou com a participação de 40 instituições-membro, distribuídas entre o poder público e a sociedade civil, dos setores ambientalistas, da gestão, do turismo, da pesca, da pesquisa e da indústria.

Na proposta de zoneamento apresentada, foi contemplada a demanda de visitação turística em toda a UC e a criação de novas zonas de preservação da vida marinha (onde não é permitida nenhuma atividade, somente a pesquisa científica). Entre as várias premissas apresentadas para definição das zonas, foi destacada e bastante discutida no conselho a relevância ecológica e socioeconômica de cada área, principalmente para o setor da pesca artesanal. Com poucas ressalvas e apresentação de contrapropostas e pedidos de ajustes por parte dos representantes dos municípios de Tamandaré e Maragogi, a proposta de zoneamento foi bem avaliada em sua maior parte.

A reunião teve também uma programação repleta de informes, pautas, apresentações de produtos da gestão e ações executadas pelos parceiros do ICMBio. Entre os assuntos tratados estiveram debate sobre as propostas de zoneamento marinho, eleição dos conselheiros participantes da última Oficina de Planejamento Participativo para revisão do plano de manejo, apresentação do plano de comunicação da APA Costa dos Corais, expostos os encaminhamentos do grupo de trabalho para recuperação do rio Persinunga e exposição do projeto de monitoramento de praias do Instituto Biota.

Segundo o analista ambiental José Ulisses, "o conselho da APA Costa dos Corais está em um processo de amadurecimento. A ferramenta de gestão foi implementada em 2011 e já está gerando bons frutos, pois vem auxiliando nas tomadas de decisão do ICMBio e fortalecendo a participação social na gestão da unidade de conservação".

A equipe do ICMBio ainda fará devolutivas e novas consultas sobre o zoneamento proposto nas comunidades de Ipioca (Maceió), Santa Luzia/Tabuba (Barra de Santo de Antônio) e Barra do Camaragibe (Passo de Camaragibe), onde a participação dos pescadores foi diagnosticada como baixa.

WhatsApp Image 2018-10-04 at 15.19.12

Foto: Diego Santos