ICMBio Costa dos Corais realizou Oficinas de Elaboração do Plano de Uso Público da APA Costa dos Corais

De 19 a 21 de março, o ICMBio Costa dos Corais e a consultoria Plantuc-Projetos socioambientais, contratada para elaboração do Plano de uso Público da APA Costa dos Corais (APACC), realizaram as Oficinas de discussão do Plano de Uso Público (PUP) da Unidade de Conservação (UC). O evento foi realizado no hotel Praia Dourada em Maragogi/AL e contou com a participação de diversos atores que dependem diretamente dos recursos gerados a partir da visitação, como: donos de embarcações (jangadas, lanchas, catamarãs), marinheiros, fotógrafos subaquáticos, operadores de mergulho e mergulhadores, além dos gestores públicos dos diversos municípios inseridos na APACC, de órgãos estaduais e da Capitania dos Portos de Alagoas.

Importante destacar a participação de representantes da Capitania de Alagoas em todas as oficinas. Dessa forma, foi possível que esclarecimentos fossem dados em tempo real sobre dúvidas relacionadas às normas de navegação. Evidenciando uma parceria cada vez mais efetiva na construção dos regramentos da UC.

A Oficina teve como objetivo central, a discussão sobre as normas da visitação direcionadas para cada atividade do turismo, a fim de minimizar os impactos negativos para a Unidade de Conservação e garantir o sucesso do segmento econômico na geração de emprego e renda. O encontro totalizou 168 participantes e com a utilização de ferramentas metodológicas, se tornou possível o envolvimento de todos.

Segundo Eduardo Almeida, analista ambiental e ponto focal de Uso Público da APA Costa dos Corais, as oficinas separadas por atividade foram muito produtivas, pois possibilitaram discussões específicas, oportunizando aos atores e ao ICMBio a construção coletiva das normas de visitação. Além disso, ficou patente o interesse comum de todos os envolvidos em praticar as atividades de forma responsável na busca da sustentabilidade.

Oficina com os Gestores Públicos  adaptado

 

Oficina do Passeio das Piscinas Naturais adaptado

Fotos: Acervo ICMBio Costa dos Corais