ICMBio Costa dos Corais realiza reunião de planejamento para revitalização do Conselho Consultivo da Reserva Biológica de Saltinho

No dia 14 de maio, o ICMBio Costa dos Corais, realizou a primeira reunião de planejamento para a revitalização do Conselho Consultivo da Rebio Saltinho. O evento foi realizado no Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE) em Tamandaré/PE. Estiveram presentes representantes da sociedade civil (líderes dos assentamentos, sindicatos, associações, coletivos), do setor produtivo do açúcar (usinas) e do poder público.

A REBio Saltinho foi criada em 21 de setembro de 1983 (Dec nº 88.744 de 21 de setembro de 1983) e possui cerca de 563 hectares de bioma Mata Atlântica. O Conselho Consultivo foi criado 23 de julho de 2008 (PORTARIA No - 50, DE 23 DE JULHO DE 2008, Diário Oficial da União), porém, essa ferramenta de gestão estava inativa desde 2014.

A reunião de planejamento permitiu aos conselheiros presentes, a apresentação de informações pretéritas sobre a funcionalidade do conselho, mas também destacou metodologias para elencar uma composição mais representativa quanto as instituições/assentamentos que deveriam ser convidados(as) para participar da gestão participativa da unidade de conservação.

Segundo Gabrilla Calixto Scelza, analista ambiental do ICMBio Costa dos Corais e ponto focal de Gestão Socioambiental, a retomada e o fortalecimento do Conselho Consultivo de Saltinho são um marco na gestão desta UC. Somente a partir do diálogo com a sociedade civil será possível desenvolver um sentimento de pertencimento e cuidado em relação a Unidade de Conservação, o que deverá impulsionar o alcançe dos seus objetivos. A próxima reunião, agendada para setembro deste ano, terá como objetivo a consolidação da nova composição do colegiado. Depois disso, os novos conselheiros trabalhão na revisão do Regimento Interno e elaboração do Plano de Ação do colegiado, o que deixará claro como será sua atuação na gestão da área.

WhatsApp Image 2019-05-30 at 13.54.19