ICMBio Costa dos Corais realiza o primeiro encontro do projeto de formação da Rede de Mulheres da Pesca Artesanal

 O ICMBio Costa dos Corais em parceria com o Instituto Yandê, Projeto TerraMar e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (ICMBio CEPENE), realizou o primeiro encontro da Rede de Mulheres da Pesca Artesanal da APA Costa dos Corais. O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de julho no CEPENE, em Tamandaré/PE.

O projeto visa formar a Rede de Mulheres Pescadoras da Costa dos Corais, num processo de médio prazo, que preveja etapas de reconhecimento do grupo, planejamento estratégico e articulação, possibilitando a qualificação das mulheres para consolidação da rede. Serão envolvidas diretamente cerca de 400 pescadoras, representando 15 municípios da região da Costa dos Corais e do município de Jequiá da Praia. Este processo de formação será um espaço das mulheres pescadoras, que juntas irão construir sua rede, compartilhar seus sonhos e seus anseios e definir como se dará a execução do projeto.

Segundo Ana Paula, pescadora e mobilizadora da rede pelo Instituto Yandê, "o primeiro encontro de formação da Rede de Mulheres da Pesca Artesanal da APA Costa dos Corais foi muito importante por que ele conseguiu articular e mobilizar as mulheres de 15 municípios, entre eles os 12 municípios da APA Costa dos Corais (litoral norte de Alagoas e mata sul de Pernambuco), Resex Lagoa de Jequiá da Praia (litoral sul de Alagoas) e dos dois municípios da APA Estadual de Guadalupe (Sirinhaém/PE e Rio Formoso/PE). O encontro teve vários momentos: foram colocadas informações sobre as unidades de conservação e as agendas de trabalho voltadas a gestão da pesca de cada área protegida envolvida no projeto; vivências para auxiliar as mulheres a transmitirem no encontro o que elas gostariam de trazer para as discussões; e, o que elas gostariam que fossem debatidas nas comunidades que elas residem. "

Segundo Carolina Neves, diretora executiva do Instituto Yandê "o encontro possibilitou que as mulheres pescadoras de várias localidades se conhecessem, se reencontrassem e trocassem experiencias, sonhos e expectativas quanto a participação da mulher na pesca artesanal. Acredito que as 35 mulheres participantes saíram do encontro mais fortalecidas para darem andamento ao movimento de construção da Rede".

Até o momento a metodologia prevê, 1 encontro geral para planejamento da Rede, com mulheres pescadoras representantes dos municípios de atuação do projeto, 15 encontros municipais, 4 encontros regionais e 1 seminário final para construção do plano de ação da Rede, onde poderão participar atores externos, conforme definição das mulheres participantes do projeto. Neste sentido, tanto o Yandê quanto o ICMBio Costa dos Corais e os apoiadores do projeto tem a função de facilitar estes encontros que serão construídos pelas mulheres pescadoras da região da Costa dos Corais.

O projeto Rede de Mulheres Pescadoras da Costa dos Corais será patrocinado pelo Projeto TerraMar, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente do Brasil (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), da Alemanha, com apoio técnico da cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Rede de Mulheres da Pesca Artesanal da APA Costa dos Corais

Rede

WhatsApp Image 2019-07-29 at 12.35.51 1

Fotos: Natie Melo,

Acervo ICMBio Costa dos Corais