APA Costa dos Corais realizará II Seminário de Pesquisa

 A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), maior unidade de conservação federal costeiro-marinha do Brasil, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem a honra de convidar a todos para seu II Seminário de Pesquisa, a se realizar entre os dias 23 e 25 de outubro de 2019, no Hotel Maceió Atlantic Suites, localizado na Avenida Álvaro Otacílio, 4065, Praia da Jatiúca, Maceió/AL, com patrocínio do Terramar/GIZ e Fundação Toyota do Brasil/SOS Mata Atlântica.

O Seminário tem como tema central "Ciência Cidadã: Participação social na pesquisa científica" e será realizado na forma de dois blocos temáticos, "Sociedade e Natureza: uso sustentável dos recursos naturais" e "Biodiversidade e Conservação: estudo dos meios bióticos e abióticos", contará com a participação de renomados pesquisadores dessas áreas de atuação e com a apresentação de iniciativas envolvendo a participação social na pesquisa. Ciência cidadã é conceituada como a participação não científica na investigação científica. Com o advento das novas tecnologias, sua aplicabilidade se ampliou significativamente, por meio de smartphones, GPS, imagens de satélite e banco de dados integrados.

O público-alvo do evento é formado por atores que desenvolvem, já desenvolveram ou tem interesse em desenvolver pesquisas na APACC, seja em qualquer área de conhecimento que tenha interface com a gestão da unidade e com a conservação de sua da diversidade biológica, social e cultural, além daqueles envolvendo ciência cidadã, mesmo realizados em outros territórios, desde que sejam pertinentes ou possam ser replicados em benefício da gestão da APA Costa dos Corais

O prazo para envio de resumos é 15 de setembro de 2019. As orientações para envio de resumos, a ficha de inscrição e mais informações sobre o evento, poderão ser acessadas AQUI.

A missão da APA Costa dos Corais é conservar a biodiversidade costeira e marinha, a beleza cênica no litoral norte de Alagoas e sul de Pernambuco, e contribuir para a qualidade de vida das populações beneficiárias, por meio do ordenamento territorial e uso sustentável dos recursos naturais, com participação social.

O objetivo do Seminário é chamar a atenção para a participação social nas pesquisas científicas, bem como aproximar a gestão da Unidade, os diversos grupos de pesquisa com atuação no território e as comunidades locais, a fim de direcionar esforços de pesquisa não apenas para o preenchimento de lacunas de conhecimento que possam subsidiar cientificamente a conservação dos ecossistemas costeiro-marinhos como também responder perguntas e atender aos anseios da sociedade interdependente dos atributos protegidos pela Unidade de Conservação.

FACEBOOK-01 ok