Projeto Guardiões do Peixe-boi na APA Costa dos Corais (APACC) promove educação ambiental a partir de vivências em ambientes naturais e atividades lúdicas

 O Projeto Guardiões do Peixe-Boi foi realizado de setembro a novembro de 2019, na Escola de Educação Básica Luiz Verçosa de Albuquerque, localizada no município de São Miguel dos Milagres em Alagoas, o qual está inserido na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC). Participaram do Projeto turmas do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental, sendo elas 7 turmas, totalizando 181 alunos. O Projeto foi realizado com apoio do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio/APA Costa dos Corais, com apoio da Fundação Toyota, SOS Mata Atlântica, Projeto GEF-Mar e Secretária Municipal de Educação de São Miguel dos Milagres/AL.

Inspirado nos Programas norte americanos 'Junior Rangers' e 'Every Kid in a Park', o Projeto 'Guardiões do Peixe-boi' tem como objetivo promover a sensibilização de crianças para se tornarem guardiãs do Peixe-Boi e seus habitats naturais. Assim, a proposta consiste no desenvolvimento de atividades lúdicas e educativas de educação ambiental que promovam o sentido de pertencimento e participação das crianças na conservação do Peixe-boi marinho.

Segundo Gabriella Scelza, ponto focal de Gestão Socioambiental do NGI Costa dos Corais e Coordenadora do projeto: "Tendo em vista que um dos maiores desafios envolvidos na conservação ambiental é a consolidação da participação social, o Projeto aposta em atividades e vivências sensoriais, lúdicas, artísticas e científicas focados no público infantil, considerando que esses são os futuros responsáveis pela manutenção da natureza, eficientes multiplicadores e verdadeiros entusiastas da causa ambiental. Deste modo, o Projeto é reconhecido como uma estratégia de aproximar a comunidade local ao Projeto de conservação do Peixe-boi marinho e promover o reconhecimento e valorização das crianças envolvidas na causa, buscando formar futuros adultos sócio e ambientalmente responsáveis, empoderados e participativos."

Sendo assim, o projeto foi desenvolvido em 6 etapas:

· Reunião de mobilização junto a Secretaria Municipal de Educação:

Consistiu em articular junto à Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Milagres em qual escola seria realizado o projeto e como a mesma poderia auxiliar em sua realização.

· Reuniões de mobilização junto a diretores e professores das escolas participantes:

Foram realizados dois encontros na escola, o primeiro deles com as diretoras e coordenadores, no qual foram discutidos quais turmas iriam participar do Projeto, cronograma de execução e logística. O segundo encontro foi o momento de apresentar o Projeto aos professores e mobilizá-los para que participassem do mesmo.

· Primeiro contato com as turmas:

O primeiro contato consistiu no momento da equipe de voluntários do ICMBio/APACC conhecer e se aproximar dos alunos e alunas que ao fim do Projeto se tornariam Guardiões do Peixe Boi. Além disso, nessa etapa do Projeto foram introduzidas as discussões que seriam feitas ao longo das semanas seguintes.

· Vivências em ambientes naturais:

Foram realizadas três semanas de vivências fora do espaço escolar, sendo que a primeira delas foi realizada em ambiente de praia e restinga; a segunda na base de Porto de Pedras da APACC, onde estão localizados os recintos do Projeto Peixe-Boi, que trabalha para conservação dos peixes-bois marinhos no Brasil; a terceira consistiu em uma trilha em ambiente de manguezal.

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· Semana de encerramento do Projeto:

Foi a última semana em contato com as turmas, na qual foi feita a avaliação dos novos saberes adquiridos ao longo do Projeto, a avaliação do Projeto em si e a elaboração das apresentações feitas pelos alunos no último dia da semana, o Dia do Peixe-Boi na Escola, que marcou o encerramento do Projeto, certificando os alunos participantes do mesmo como Guardiões do Peixe-Boi.

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· Avaliação de resultados:

A sexta e última etapa consistiu em analisar as atividades feitas e seus resultados para conservação do peixe-boi marinho e demais biodiversidade dos ambientes nos quais aconteceram as vivências.

Durante a realização das ações foram produzidos materiais didáticos que poderão ser utilizados posteriormente durante a continuidade do Projeto. Foram eles: paródia da música tema do Projeto 'Essa APA é o nosso lar'; produção de vídeo introdutório; cartaz ilustrativo evidenciando os passos do Projeto; construção de banners informativos e painel interativo; além da confecção de peixe-boi de pelúcia e cinto de telemetria.

Resultados do projeto:

Segundo as voluntarias envolvidas na proposta: "a realização do Projeto pode ser considerada como um momento de superação de dificuldades e medos, mas também de reconexão com o verdadeiro, um momento de reavivar a esperança e acreditar que todo o esforço vale a pena. Perceber mudanças nas atitudes crianças não só em relação ao cuidado com o meio ambiente, mas também na forma de se colocarem no mundo, acreditando em seu potencial através do empoderamento foi uma grande conquista da nossa equipe. A convivência proporcionou situações de construção coletiva com os estudantes, momentos em que demandas foram ouvidas e adaptadas à realidade da escola. Ao fim do Projeto, percebemos a edificação de uma relação de confiança entre os envolvidos no processo e a formação de crianças capacitadas para atuar como guardiãs: criativas e proativas, acreditando na diferença que fazem no espaço em que vivem e tendo orgulho do novo título. Assim, acreditamos que o Projeto 'Guardiões do Peixe-boi' contribuiu de forma direta na formação de crianças responsáveis pela conservação do espaço em que vivem e como multiplicadoras do conhecimento e sensibilizadoras dos familiares e da comunidade em geral. Além disso, o Projeto contribuiu também para a formação da própria equipe envolvida nas ações, que durante todo o tempo aprendeu com os estudantes e com as experiências vividas, refletindo e reinventando cotidianamente sua prática."

A experiência do voluntariado:

Ainda no olhar da equipe de voluntarias envolvidas na proposta: "Vivenciar um voluntariado como esse é enriquecedor em diversos sentidos. A experiência nos permitiu conhecer de perto o dia-a-dia de uma das bases da APACC e sentir a intensidade das atividades nela desenvolvidas, as quais são muitas e por diversas vezes acontecem simultâneamente. Sendo assim, além de sermos desafiadas a tomar a frente de um projeto tão importante como o Guardiões do Peixe-Boi e aprender muito nesse processo, tivemos a oportunidade de acompanhar outras atividades da APACC, tanto aquelas relacionadas com o peixe-boi marinho, como alimentação dos animais do recinto, monitoramento e soltura, quanto com as demais atividades, como as reuniões realizadas com a Rede de Mulheres Pescadoras e o II Seminário de Pesquisa da APACC. Ainda, para além de toda experiência profissional, o voluntariado promove diversos ganhos pessoais, como trabalho e convívio em grupo, uma vez que moramos no alojamento da base durante todo o tempo de execução do projeto, e imersão em um ambiente diferente das nossas cidades de origem, ou seja, experienciamos outra forma de nos alimentar, de nos comunicar, nos locomover, dentre outras questões. Por fim, a melhor parte de viver um voluntariado é conhecer pessoas novas, que estão abertas a compartilhar seus saberes e trajetórias, contribuindo assim para o surgimento de novos laços a partir dessa vivência."

Fotos: Thiago Hara acervo ICMBio Costa dos Corais