Quem somos


mapa de localizacaoA Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu é uma unidade de conservação federal ligada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) criada por meio do Decreto nº 89.242 de 27 de dezembro de 1983.

Recentemente, o Decreto nº 8.775, de 11 de maio de 2016 revogou os artigos da normativa de criação referentes ao zoneamento da APA e suas normas gerais de uso e manejo dos recursos naturais. A partir da publicação deste novo decreto, esses parâmetros passam a ser definidos pelo plano de manejo da unidade de conservação. Além disso, iniciou a revisão do plano, em vigor desde 2005, que está em andamento e conta com ampla participação das diferentes comunidades locais.

IMG 1857 pico cairuçuA APA está localizada no município de Paraty/RJ e seu território é composto por uma área continental e 63 ilhas, que totalizam 34.690,72 ha. Essa área abriga diferentes povos e comunidades tradicionais, das quais destacam-se as comunidades caiçaras habitantes das ilhas, Trindade, Sono, Ponta Negra, Ciruçu das Pedras, Martins de Sá, Juatinga, Cajaíba, Saco do Mamanguá, Ponta Grossa, entre outras; os Territórios Quilombolas Campinho da Independência e do Cabral e as Terras Indígenas Guarani Araponga e Paraty-Mirim.

Por ser uma unidade de conservação federal de uso sustentável, a APA de Cairuçu visa a coexistência em equilíbrio da natureza e a sociedade, promovendo a conciliação entre as atividades humanas e a conservação da biodiversidade, tencionando a melhoria da qualidade de vida da população.

Dessa forma, busca-se atingir o objetivo de criação da unidade: assegurar a proteção do ambiente natural, que abriga Calhaus 9espécies raras e ameaçadas de extinção, paisagens de grande beleza cênica, sistemas hidrológicos da região e as comunidades caiçaras integradas nesse ecossistema. Para isso, a gestão da unidade é participativa, contando com uma equipe multidisciplinar e com o conselho gestor, do qual fazem parte diferentes lideranças comunitárias, de organizações locais, órgãos públicos e universidades.