CBC auxilia na busca por mamíferos exóticos no MONA Cagarras

O Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras promoveu a segunda expedição do projeto "Levantamento da mastofauna terrestre do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras", realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Museu Nacional do Rio de Janeiro (MNRJ), Projeto Ilhas do Rio e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esta expedição ocorreu entre 22 e 24 de junho, na face leste da Ilha Comprida.

O CBC participou da expedição para auxiliar na identificação e busca de dois mamíferos exóticos que haviam sido observados na Ilha Comprida (ratazana e coelho), além de auxiliar na concepção de estratégias a serem desenvolvidas para o controle destas espécies.

Foi confirmada a ocorrência de ratazanas (Rattus norvegicus), que é uma espécie de roedor originária da Ásia, porém com atual distribuição em quase todas as regiões do mundo, transportada, principalmente, por embarcações. Os roedores foram capturados em áreas mais abertas da ilha, e sem vegetação muito densa.

No entanto, não foi capturado e nem avistado nenhum coelho. A equipe julga que a não captura pode ter ocorrido pelo tamanho das armadilhas ou pelas iscas não serem tão atrativas para a espécie. A analista ambiental do CBC Tainah Guimarães e a chefe do MONA Tatiana Ribeiro já pensam em novas estratégias (outros tipos de armadilhas) para a captura destes animais. A ilha comprida possui muitas frestas nas rochas, que servem de tocas para os coelhos, por isso, o avistamento não é fácil.

Neste projeto, além do diagnóstico que permitirá estimar a população das espécies exóticas existentes na Unidade, estão sendo coletados materiais biológicos desses espécimes, para avaliação de sua saúde e a eventual ocorrência de zoonoses. A expectativa é que esses dados tragam subsídios para um projeto posterior de controle das espécies exóticas na UC.

A pesquisa tem duração estimada de dois anos, e irá realizar o diagnóstico em todas as ilhas que compõem a UC. O projeto é apoiado pelo ICMBio através dos recursos do Acordo de Cooperação ICMBio-FUNBIO (TAC Chevron), pelas Instituições de Pesquisa envolvidas, pelo Projeto Ilhas do Rio (Instituto Mar Adentro/Petrobrás) e pelo Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ).

Ratazana capturada na Ilha Comprida no MONA Cagarras

 Para saber mais sobre o manejo de roedores exóticos, acesso o Guia de Orientação para o Manejo de Espécies Exóticas Invasoras em Unidades de Conservação Federais.