III Encontro de Pesquisa, Extensão e Divulgação das Unidades de Conservação do Vão do Paranã e Entorno

Na região do Vão do Paranã existem quatro unidades de conservação federais, três estaduais e uma municipal. A região em questão é importante para a conservação da biodiversidade das cavernas e, desde 2014, o número de pesquisas científicas sobre o local tem crescido. Apesar de crescente, este número ainda se mostra insuficiente para descrever a diversidade ambiental e socioeconômica da região.

Diante deste cenário, será realizado o III Encontro de Pesquisa, Extensão e Divulgação das Unidades de Conservação do Vão do Paranã e Entorno, com o objetivo de aumentar o número de pesquisas científicas e de boas práticas socioambientais em todas as Unidades de Conservação da região do Vão do Paranã. O conhecimento gerado será divulgado para a comunidade local e demais pessoas interessadas. O evento será dividido em atividades de pesquisa e de extensão e ocorrerá entre os dias 8 e 10 de agosto de 2019, em Mambaí - GO. As inscrições para o envio de resumos e trabalhos de boas práticas de conservação foram prorrogadas até 26/07 e podem ser feitas por aqui.

Dentre as pesquisas que já são realizadas na região do Vão do Paranã, é possível citar o projeto Susceptibilidade, Hidrologia e Geomorfologia Cárstica aplicadas à Conservação do Patrimônio Espeleológico da APA Nascentes do Rio Vermelho (APANRV), desenvolvido pelo ICMBio/CECAV, em parceria com pesquisadores do Laboratório de Geografia Física da Universidade de Brasília (UnB) e o Centro de Biodiversidade do Cerrado - ICMBio/CBC.