CBC APRESENTA O PROBLEMA DAS ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS PARA ESTUDANTES DO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

 

No dia 30 de julho de 2019, a analista ambiental do CBC, Tainah Guimarães, ministrou uma palestra sobre espécies exóticas invasoras em unidades de conservação federais para os alunos do Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília. O objetivo da palestra foi apresentar as espécies exóticas invasoras, seus impactos socioambientais e como o manejo nas unidades de conservação é feito pelo ICMBio. Essas espécies são hoje uma das principais responsáveis pela perda da biodiversidade e extinção de espécies, no mundo.

Durante a palestra, foi introduzido o conceito de espécie exótica invasora e apresentados os fatores que contribuem para a dispersão desses animais e plantas, como por exemplo, o interesse comercial de sua produção e os poucos cuidados durante o transporte de outros materiais, que podem carregar involuntariamente essas espécies (“carona”). Espécies exóticas invasoras são aquelas que se proliferam fora de sua área de ocorrência natural, colocando em risco as espécies nativas. Tainah explicou, também, o que são unidades de conservação e sua importância para a conservação do meio ambiente, mostrando como a gestão destas é feita para garantir seus objetivos da criação, e porque a presença das espécies exóticas invasoras afeta negativamente estas áreas protegidas. O javali, a tilápia e o capim-braquiária são alguns exemplos destas espécies.

(Imagens: CBC fala sobre espécies exóticas invasoras para alunos do CMB)