if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
Documento técnicos com conceitos, métodos e orientações para os órgãos ambientais sobre o sismografia aplicada ao patrimônio espeleológico.
Conheça os principais procedimentos e orientações relativas à espeleologia que envolvem licenciamentos ambientais, pesquisas científicas, área de influência sobre o patrimônio espeleológico, entre outros.
O CECAV, deu início, em 2010, ao Projeto Monitoramento e Avaliação de Impactos sobre o Patrimônio Espeleológico.
Publicada no Diário Oficial da União, de 04 de setembro de 2009, a Portaria nº 78/2009, do Instituto Chico Mendes, criou os Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação, com objetivo de reconhecê-los como unidades descentralizadas. A partir de então, o CECAV passou a ser denominado Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas e está vinculado à Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do Instituto.
Ao longo de sua existência, o CECAV construiu uma identidade e conquistou espaço, criou laços com os mais diversos segmentos da sociedade, atuando de forma conjunta com os diferentes entes que compõem o SISNAMA e atendendo às determinações ministeriais para condução dos processos de discussão interinstitucionais, especialmente voltados ao atendimento da legislação ambiental relativa ao Patrimônio Espeleológico. Em consequência, hoje o CECAV é reconhecido como principal responsável pela conservação do Patrimônio Espeleológico Nacional, destacando-se como interlocutor governamental no campo da espeleologia.