Karst Jandaíra

Karst JandairaO projeto Karst Jandaíra (Caracterização da Sensibilidade Ambiental e Mapeamento das Cavernas de Felipe Guerra e do Sítio Espeleológico da Furna Feia e Áreas Cársticas Adjacentes) foi desenvolvido pelo Cecav no âmbito do Convênio 2500.0032795.07.4 firmado entre FUNPEC, UFRN, PETROBRÁS/UN-RNCE e IBAMA-RN entre 2008 e 2011. Reuniu as informações disponíveis sobre o patrimônio espeleológico nas duas áreas citadas, e as complementou com a prospecção exocársticas, topografias e caracterização ambiental de cavernas, com o objetivo de identificar áreas onde o patrimônio espeleológico tem grau máximo de relevância.

Em Felipe Guerra foram topografadas e caracterizadas 33 cavernas e a análise dos dados, somados aos já existentes sobre outras cavernas do município e entorno (unidade geológica), levaram à classificação de 27 cavernas como de relevância máxima (com a identificação de atributos como gênese única ou rara; dimensões notáveis em extensão, área ou volume; espeleotemas únicos e habitat de espécies de troglóbios raros, endêmicos ou relictos). No Sítio Espeleológico da Furna Feia e Áreas Cársticas Adjacentes foram prospectados cerca de 720 hectares de afloramentos calcários e identificadas 148 novas cavernas, que somadas às 53 já conhecidas anteriormente fizeram da área a maior concentração de cavernas do Rio Grande do Norte à época, sendo topografadas e caracterizadas 41 destas (utilizados nas análises dados de 42 cavernas, tendo em vista que havia dados disponíveis sobre a Furna Feia), permitindo identificar oito cavidades de relevância máxima (com os mesmos atributos identificados para Felipe Guerra). Os resultados permitiram a elaboração dos mapas de sensibilidade ambiental quanto ao patrimônio espeleológico das duas áreas, bem como permitem concluir que as mesmas apresentam um patrimônio espeleológico de extrema relevância, particularmente sob o ponto de vista biológico.

Os resultados do projeto foram fundamentais para o fortalecimento da proposta de criação do Parque Nacional da Furna Feia (criado em 05/06/2012), bem como para a complementação da proposta de criação da Área de Proteção Ambiental Pedra de Abelha, na região de Felipe Guerra e municípios vizinhos.

____________________________________________________________________________________________

Para saber mais acesse os relatórios do Projeto:

Projeto Karst Jandaíra: Relatório Técnico Final

Projeto Karst Jandaira: Mapas Espelotopográficos - Felipe Guerra

Projeto Karst Jandaira: Mapas Espelotopográficos - Sítio Espeleológico da Furna Feia

Mapa de sensibilidade ambiental quanto ao patrimônio espeleológico do município de Felipe Guerra/RN

Mapa de sensibilidade ambiental quanto ao patrimônio espeleológico do sitio espeleológico da Furna Feia e áreas cársticas adjacentes