Avaliação do Estado de Conservação de Espécies Ameaçadas

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiver-sidade (ICMBio), órgão executor do MMA, é responsável pela elaboração e atualização da lista oficial de fauna ameaçada de extinção no Brasil, adotando para tanto a metodologia de avaliação da União Internacional para Conservação da Natureza – UICN (http://www.iucnredlist.org/).

Este trabalho resulta num diagnóstico do risco de extinção das espécies, identificando e localizando as principais ameaças, as áreas importantes para a manutenção da espécie e a compatibilidade com atividades antrópicas.

Caramujo azul - Diego Bento

 Tal levantamento subsidia a revisão da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, além de cumprir a meta do governo brasileiro, como signatário da Convenção sobre a Diversidade Biológica – CDB.

Este trabalho é conduzido em parceria com toda a comunidade científica brasileira, seguindo as seguintes premissas: avaliação contínua de todos os grupos taxonômicos; utilização dos critérios e categorias definidos pela UICN; formação de uma rede permanente de especialistas (Instituições de Pesquisa, Sociedades Científicas e Organizações Não Governamentais); uso dos melhores dados e informações disponíveis; e a qualificação e capacitação dos envolvidos.

Até 2014 serão avaliadas todas as espécies de vertebrados e algumas de invertebrados (aqueles de importância para avaliação dos serviços ambientais, como moluscos, invertebrados troglóbios, crustáceos, corais e abelhas).

CECAV CONDUZ A AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOS BRASILEIROS

CECAV CONDUZ A AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS TROGLÓBIOS