Foto: Glauber Siqueira

Encontrou um ave anilhada?

© Todos os direitos reservados. Arte: ICMBio

Revista Ornithologia

Foto: Cláudio Dias Timm

Sistema Nacional de Anilhamento.

btn anilhamento2

Destaques

  • Expedição estuda aves limícolas migratórias

    Pesquisa coordenada pelo Cemave ocorreu no litoral do Pará e Maranhão, onde essas espécies, que incluem maçaricos, batuíras e narcejas, costumam circular nesta época do ano.

    Brasília (17/02/2017) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acaba de realizar expedição ao litoral do Pará e Maranhão para estudar as aves limícolas migratórias e seus habitats.

    Numa primeira fase a expedição deu continuidade aos mapeamentos, seguida de uma segunda fase, de captura das aves na praia de Panaquatira, em São Luis (MA), para marcação com anilhas e bandeirolas, recuperação de geolocalizadores e coleta de amostras biológicas para estudos nutricionais e da incidência de vírus como o da influenza.

    A expedição contou com a parceria da Conserve Wildlife Foundation e apoio da Coordenação Regional 4 (CR 4) do ICMBio, das reservas extrativistas (Resex) do Salgado Paraense, no Pará, e do Cururupu, no Maranhão, e colaboração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade de São Paulo (USP), SAVE Brasil e pesquisadores americanos e canadenses.

    Os trabalhos em campo tiveram ainda o reforço de colaboradores do Plano de Ação Nacional (PAN) das Aves Limícolas Migratórias e servidores das reservas extrativistas Caeté-Taperaçu e Chocoaré-Mato-Grosso, ambas no Pará, e Cururupu, no Maranhão.

    Leia a matéria completa AQUI

     
  • Cemave publica nova edição da Revista Ornithologia

     
  • ICMBio avalia estado de conservação das aves da Caatinga

     

     
  • Divulgada lista de selecionados para curso de anilhamento

     
  • Aberta consulta ampla para avaliação das aves da Caatinga

todas as notícias

Leia mais

Anilhador

Acesso ao SNA.net

Leia mais

Ornithologia

Acesso ao portal da revista Ornithologia

Leia mais

Encontrou uma ave anilhada

Relate aqui