Foto: Glauber Siqueira

Encontrou um ave anilhada?

Foto: Cláudio Dias Timm

Sistema Nacional de Anilhamento.

btn anilhamento2

Destaques

  • Censo registra 1.350 araras-azuis-de-lear na natureza

    Brasília (11/10/2017) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e parceiros realizaram censo anual de araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari) no Raso da Catarina, Bahia. O objetivo foi atualizar os dados sobre a população da espécie, ameaçada da extinção e endêmica (exclusiva) da região. Ao final das contagens, foram registradas 1.354 araras na natureza.

    A atividade fez parte do Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação das Aves da Caatinga e foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro em três dormitórios utilizados pela espécie: sul da Estação Ecológica (Esec) do Raso da Catarina (paredões da Serra Branca), Reserva Biológica (Rebio) de Canudos (RPPN de propriedade da Fundação Biodiversitas) e paredões da Baixa do Chico (comunidade indígena da etnia Pankararés). A primeira localidade situa-se no município de Jeremoabo, a segunda em Canudos e a terceira no município de Rodelas.

    O censo envolveu seis contagens realizadas simultaneamente nos três dormitórios, sendo três ao amanhecer, quando as araras acordam e saem para as áreas de alimentação, e três ao entardecer, no momento em que as araras retornam das áreas de alimentação. Foi utilizado o método de contagem em pontos fixos, totalizando onze pontos, sendo sete na Esec Raso da Catarina, três na Rebio de Canudos e um na Baixa do Chico. Para reduzir possíveis erros, os censeadores utilizaram binóculos, rádios de comunicação e máquinas fotográficas.

    O censo contou com a participação de servidores do ICMBio, colaboradores eventuais, voluntários, servidoras do Instituto Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema/BA) e funcionários da Fundação Biodiversitas. Os recursos foram viabilizados pelo ICMBio, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e Inema. Antes do censo, nos dias 16 e 17 de setembro, o biólogo Aílton Carneiro de Oliveira, do ICMBio/Cemave-DF, ministrou curso sobre Técnicas de Censo de Aves para os voluntários que estavam participando da atividade pela primeira vez.

    Leia a matéria completa AQUI

     
  • Cemave faz censo de aves limícolas migratórias

     
  • DIVULGAÇÃO DA LISTA DE SELECIONADOS PARA O CURSO DE ANILHAMENTO EM BRASÍLIA-DF

     

     
  • Brasil fortalece sua Participação em Acordo Internacional vinculado à Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS) das Nações Unidas (PNUMA)

     
  • CEMAVE abre inscrições para programa de voluntariado na Paraíba

todas as notícias

Leia mais

Anilhador

Acesso ao SNA.net

Leia mais

Ornithologia

Acesso ao portal da revista Ornithologia

Leia mais

Encontrou uma ave anilhada

Relate aqui