Foto: Glauber Siqueira

Encontrou um ave anilhada?

Foto: Cláudio Dias Timm

Sistema Nacional de Anilhamento.

btn anilhamento2

Destaques

  • Aves limícolas migratórias é tema de encontro no Peru

    O Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participou da VII Reunião da Rede Hemisférica de Aves Limícolas Migratórias, que aconteceu em Paracas, no Peru, de 8 a 15 de novembro, reunindo representantes de 14 países da América. O ICMBio coordena o Plano Nacional de Aves Limícolas Migratórias, através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestre (Cemave).

    Limícolas são aves, geralmente, associadas a zonas úmidas e costeiras, como estuártios e lagunas. Entre elas, estão os maçaricos e batuíras. As aves desse grupo incluem migrantes de longo percurso, que passam parte do ano nos sítios de reprodução no Hemisfério Norte e parte nos sítios de invernada (geralmente no Hemisfério Sul). "Por isso, são consideradas patrimônio comum dos países por onde passam. Compartilhar os estudos e esforços de conservação é fundamental para a efetividade dos trabalhos entre os países", explica Danielle Paludo, pesquisadora do Cemave e coordenara do PAN Aves Limícolas Migratórias.

    Segundo ela, algumas rotas migratórias destas aves alcançam mais de 30.000 quilômetros de extensão – como a rota atlântica, que vai do Ártico à Patagônia, incluindo todo o litoral brasileiro. O Brasil possui três sítios reconhecidos pela rede hemisférica de aves limícolas migratórias: as Reentrâncias Maranhenses/MA, o Banco dos Cajuais/CE e o Parque Nacional da Lagoa do Peixe/RS.

    Leia a matéria completa AQUI

     

     
  • Programa Papagaios do Brasil é lançado em evento no Paraná

     
  • ICMBio inicia monitoramento de aves em Abrolhos

     
  • Cemave avança na avaliação do estado de conservação das aves

     
  • Lagoa do Peixe sedia festival de aves migratórias

todas as notícias

Leia mais

Anilhador

Acesso ao SNA.net

Leia mais

Ornithologia

Acesso ao portal da revista Ornithologia

Leia mais

Encontrou uma ave anilhada

Relate aqui