Foto: Glauber Siqueira

Encontrou um ave anilhada?

Foto: Cláudio Dias Timm

Sistema Nacional de Anilhamento.

btn anilhamento2

Destaques

  • Programa Papagaios do Brasil é lançado em evento no Paraná

    Brasília (09/11/2017) – O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior do mundo. Fica atrás apenas do tráfico de drogas e armas. As aves correspondem a 80% das apreensões do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Dentro desse grupo, os papagaios estão entre as espécies mais vulneráveis, muito procurados como animais de estimação.

    Para evitar a retirada de papagaios da natureza por meio do combate ao tráfico, foi lançado na quarta-feira (8), durante o 1º Simpósio Internacional de Conservação Integrada, no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), o Programa Papagaios do Brasil. A exibição de um vídeo sobre os papagaios brasileiros marcou o lançamento do programa, que também divulgou uma página no Facebook.

    O programa integra ações de conservação de seis espécies de papagaios com diferentes graus de ameaça: papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), papagaio-charão (Amazona pretrei), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha) e papagaio-moleiro (Amazona farinosa).

    Leia a matéria completa AQUI

     
  • ICMBio inicia monitoramento de aves em Abrolhos

    Brasília (07/11/2017) – Analistas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estiveram recentemente no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (PNMA), no litoral da Bahia. A visita teve como objetivo capacitar equipes locais no manuseio e coleta de dados biológicos de aves marinhas e subsidiar a elaboração de programa de monitoramento de aves na unidade de conservação.

    Foram realizadas atividades de marcação e recaptura de aves marinhas e de capacitação da equipe do parque para a coleta de dados de biometria das aves com base nos protocolos utilizados pelo Cemave nas diversas unidades de conservação do ICMBio. As equipes também realizaram a contagem dos ninhos ativos de diversas espécies nas diferentes ilhas do arquipélago.

    O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é um importante berçário para diversas espécies de aves marinhas, com destaque para as fragatas (Fregata magnificens), atobás (Sula dactylatra e S. leucogaster), beneditos ou andorinha-do-mar-preta (Anous stolidus), além das espécies criticamente ameaçadas de extinção grazinas ou rabo-de-palha-do-bico-vermelho (Phaeton aethereus) e rabo-de-palha-do-bico-vermelho (P. lepturus). Abrolhos se destaca ainda por ter a maior colônia da grazina-de-bico-vermelho do Brasil.

    Leia a matéria completa AQUI

     
  • Cemave avança na avaliação do estado de conservação das aves

     
  • Lagoa do Peixe sedia festival de aves migratórias

     
  • CEMAVE DIVULGA LISTA DE SELECIONADOS PARA O PROGRAMA DE VOLUNTARIADO NA PARAÍBA

todas as notícias

Leia mais

Anilhador

Acesso ao SNA.net

Leia mais

Ornithologia

Acesso ao portal da revista Ornithologia

Leia mais

Encontrou uma ave anilhada

Relate aqui