Foto: Glauber Siqueira

Encontrou um ave anilhada?

Foto: Cláudio Dias Timm

Sistema Nacional de Anilhamento.

btn anilhamento2

Destaques

  • Expedição estuda aves do extremo sudoeste do RS

     Brasília (20/07/2017) – Ornitólogos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) acabam de divulgar os resultados da expedição de campo ao extremo sudoeste do Rio Grande do Sul, na região do Parque Estadual do Espinilho. A campanha teve como principal objetivo investigar a saúde de populações de aves do local, entre elas o cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata).

    Os dados levantados pelos pesquisadores contribuirão para a implementação das estratégias do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Passeriformes dos Campos Sulinos, o PAN Campos Sulinos, que prevê medidas para a preservação das espécies ameaçadas dos campos e do Espinilho, como o cardeal-amarelo, uma das aves mais ameaçadas do Brasil. O plano foi aprovado em 2011 e encontra-se em seu segundo ciclo de gestão.

    As informaçõe servirão, ainda, para subsidiar as decisões e manejo do programa de cativeiro do cardeal-amarelo, que surgiu em 2014, a partir do PAN Campos Sulinos. O cardeal-amarelo é um pássaro de beleza e canto extraordinários, sendo que a pequena população de vida livre realmente conhecida e monitorada no Brasil está restrita ao parque do espinilho e fazendas particulares vizinhas.

    Durante a expedição, 102 espécies diferentes de aves foram registradas nas buscas ativas e deslocamentos durante as atividades de campo e 43 aves silvestres de 21 espécies diferentes foram marcadas com anilhas. Os registros de ocorrência serão inseridos no banco de dados do Sistema Nacional de Anilhamento (SNA), gerido pelo ICMBio/Cemave.

    Leia a matéria completa AQUI

     
  • Cemave abre consulta sobre aves limícolas

     
  • Cemave avança na proteção das aves da Caatinga

     
  • Cemave celebra 40 anos no Avistar Brasil

     
  • Aberta consulta sobre aves da Amazônia

todas as notícias

Leia mais

Anilhador

Acesso ao SNA.net

Leia mais

Ornithologia

Acesso ao portal da revista Ornithologia

Leia mais

Encontrou uma ave anilhada

Relate aqui