Cemave abre consulta pública para avaliar 196 espécies

Prazo para envio de contribuições é até 24 de setembro.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), abriu consulta pública para avaliar 196 espécies do Cerrado e Pantanal, além de outras que ocorrem em todo Brasil. O prazo para envio de contribuições é até o dia 24 de setembro.

A oficina de Avaliação do Estado de Conservação das Aves do Cerrado e Pantanal acontecerá de 1 a 5 de outubro de 2018, na ACADEBio, localizado na Floresta Nacional de Ipanema, Iperó, São Paulo. Serão convidados pesquisadores com experiência no Cerrado e Pantanal, somando cerca de 15 especialistas. Contudo, toda a comunidade científica e demais interessados podem contribuir com informações sobre as espécies por meio da ficha base da avaliação. As fichas estão disponíveis para edição e envio de contribuições através do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE).

O processo de avaliação de risco de extinção das espécies é contínuo e cíclico, com intervalos de cinco anos entre uma avaliação e outra. Neste sentido, Avaliação do Estado de Conservação das Aves Brasileiras está em seu segundo ciclo, sendo conduzida pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave). As oficinas de avaliação serão realizadas por biomas: Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Campos Sulinos, Cerrado e Pantanal e Marinho Costeiro.

Leia a matéria completa AQUI