Edital de divulgação - Curso Básico de Anilhamento de Aves Silvestres na Floresta Nacional do Araripe-Apodi

Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Anilhamento de Aves Silvestres. Este curso objetiva capacitar os interessados nas principais técnicas de captura, marcação e aplicações em pesquisas e monitoramento de aves silvestres.

O curso é promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE), Floresta Nacional do Araripe-Apodi, Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS).

 

Público alvo: Estudantes e profissionais de biologia ou áreas afins que tenham interesse em desenvolver atividades de pesquisas, monitoramento e manejo de aves no Brasil. Como se trata de um curso básico de anilhamento, não serão aceitas inscrições de anilhadores sêniores, uma vez que estes já possuem o domínio da técnica.

Organização técnica: Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres – CEMAVE

Carga horária: 50 h/a

Número de vagas: 15

Período de realização: 10 a 14/09/2019

Local: Casa Sede da FLONA Araripe-Apodi, Rodovia BR 122, KM 9, Crato - CE

Período de inscrições: 08 a 26/07/2019

Divulgação da lista de classificados: 31/07/2019 (até as 18hs)

Confirmação da participação via e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 07/08/2019.

 

Inscrições

As inscrições ocorrerão por via eletrônica, até a data citada acima, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o ASSUNTO: Curso de Anilhamento

Os interessados devem enviar a seguinte documentação:

1. Carta de Intenções (em, no máximo, uma lauda, informando porque a técnica de anilhamento é importante para sua formação)

2. Currículo Vitae ou endereço de acesso ao Currículo lattes (CNPq)

 

Critérios de Seleção:

A seleção ocorrerá mediante análise das Cartas de Intenções e currículo e considerará os seguintes aspectos:

1. Documentação completa

2. Conteúdo das cartas de intenções: deve necessariamente incluir se possui experiência prévia com anilhamento ou com ornitologia e como pretende aplicar a técnica de anilhamento após o curso.

 

Informações importantes:

1. O curso será realizado integralmente na FLONA Araripe-Apodi, sendo composto de aulas teóricas e práticas em campo, conforme detalhado no Plano do Curso.

2. Cada participante arcará com as despesas de deslocamento, ida e volta, até o local do curso;

3. As despesas com alimentação e limpeza dos alojamentos, durante os 5 dias de curso, serão rateadas entre os participantes no local.

4. Não será cobrada taxa de inscrição, nem taxa de hospedagem no alojamento.

5. Cada participante deve trazer em sua bagagem pessoal:

  • Medicamentos de uso pessoal
  • Chapéu/boné
  • Protetor solar,
  • Repelente,
  • Tênis ou bota de campo,
  • Roupas para campo com cores neutras
  • Perneira,
  • Capa de chuva,
  • Lanterna de cabeça ou de mão,
  • Roupa de cama e banho
  • Caso disponha, notebook, binóculos e máquina fotográfica.

6. É de fundamental importância o cumprimento das normas legais e administrativas da - FLONA Araripe-Apodi.

 

Avaliação

A avaliação será continua e os aspectos avaliados serão: participação, cooperação, leitura, discussão e interpretação de textos, capacidade de resolução de problemas no campo, aprendizado e prática das técnicas.

O certificado será enviado por e-mail.

 

Observações:

Os candidatos selecionados deverão confirmar sua participação, via e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , até o dia 02/08/2019. Em caso de desistências serão convocados os primeiros selecionados na lista de suplentes, conforme ordem classificatória.

Por se tratar de um curso de introdução à técnica de anilhamento, com carga horária reduzida, a participação do aluno não o habilitará a se tornar um Anilhador Sênior. Porém a continuidade de aprendizado poderá ser feita na região onde o aluno reside, sob tutoria de um anilhador sênior.

Não serão consideradas as inscrições que tiverem documentação incompleta ou enviada fora do prazo estabelecido.