Conflitos com Carnívoros

Conflitos com Carnívoros

Os conflitos entre os carnívoros e populações humanas representam uma das causas de ameaça à conservação destas espécies.

Com autorização dos autores, disponibilizamos para download o Guia de Convivência Gente e Onças com importantes informações sobre a questão dos conflitos.

Guia de Convivência Gente e Onças

Predação de Animais Domésticos

PROGRAMA NACIONAL DE ESTUDO DE CONFLITOS ENTRE PREDADORES E POPULAÇÃO HUMANA

Os conflitos entre o ser humano e mamíferos carnívoros preocupam as instituições responsáveis em todo o mundo, devido às questões de segurança da população e principalmente devido à significativa perda econômica ocorrente em algumas regiões.
O CENAP tem analisado os problemas desta natureza em todo o Brasil, através da produção de material bibliográfico sobre o tema, orientação aos técnicos que irão realizar os atendimentos, quais sejam, técnicos do IBAMA, do ICMBio, Polícia Ambiental, órgãos estaduais e municipais de meio ambiente e extensão rural, bem como análises aprofundadas dos fatores predisponentes e desenvolvimento de programas específicos para algumas regiões envolvendo testes de medidas mitigatórias.

Georreferenciamento de Dados de Ocorrências e Casos de Predação por Mamíferos Carnívoros no Brasil

Objetivando-se uma análise mais específica, o CENAP implantou em 2002 o programa de monitoramento e controle de predação através de um banco de dados detalhado associado a um sistema de informações geográficas, onde todos os dados vêm sendo georreferenciados e analisados em mapas temáticos e imagens de satélite.  A finalidade do programa é de levantar informações precisas sobre o perfil da predação nas diferentes regiões do Brasil e avaliação da eficácia de medidas preventivas.

O cruzamento das informações obtidas nestas análises fornece respostas que complementam os resultados apresentados pelos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo CENAP e instituições parceiras acerca das causas das ocorrências de predação por mamíferos carnívoros.O programa é relevante para a conservação de espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada (Panthera onca), onça-parda (Puma concolor) e o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus).

CASOS DE PREDAÇÃO EM ANDAMENTO

Caso você esteja enfrentando algum problema de predação de animais por mamíferos carnívoros, procure o atendimento de uma agência local de meio ambiente, pode ser um Escritório Regional do IBAMA, a Polícia Ambiental, os órgãos de meio ambiente ou extensão rural de sua região. Eles poderão entrar em contato com o CENAP para receberem orientações.