28/04/16

Educação Ambiental

Em breve.

09/03/15

Exposição CEA

exposicao CEA 2014 2

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) está realizando, desde o dia 26 de novembro de 2014, uma exposição educativa sobre os mamíferos carnívoros e o trabalho desenvolvido pelo Centro para sua conservação. Espécimes taxidermizados, peles e banners estão em exibição no Centro Empresarial Atibaia (CEA), um condomínio com mais de 40 empresas de grande porte, localizado em Atibaia (SP), a cerca de quatro quilômetros da sede do Cenap.

A exposição permaneceu por mais de 30 dias no edifício-sede do centro empresarial. Agora, ela está no refeitório de um dos condomínios administrados pelo CEA, local em que permanecerá por mais 20 dias. Nessa área, cerca de 1500 pessoas circulam diariamente, entre funcionários locais e empresários brasileiros e estrangeiros.

Segundo Paulo Roberto Amaral, analista ambiental do Centro, "a divulgação científica vem ganhando importância nos últimos tempos". Nesse sentido, o Cenap, além de produzir pesquisas científicas para subsidiar políticas públicas e promover sua publicação em periódicos especializados, também tem se empenhado em disseminar conhecimentos básicos sobre conservação da biodiversidade para a população em geral.

Paulo explica que o Cenap já está em contato com outros parceiros para novas exposições, com o objetivo de divulgar suas atividades e a importância da conservação da biodiversidade.

20/02/15

O Ano do Lobo Guará

ano do lobo 

Desde 2013 a SZB - Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, vem desenvolvendo campanhas de educação ambiental e conscientização em parceria com projetos de conservação em campo. A ideia é estabelecer um link entre os esforços de campo e cativeiro, e desta forma trabalhar a conservação de forma integrada.
Os zoológicos e aquários brasileiros, com seus 20 milhões de visitantes anuais, podem ser vistos como uma grande e eclética sala de aula que atinge um público de todas as idades e de diferentes níveis culturais e econômicos. Desta forma, zoos podem ajudar a espalhar a mensagem de conservação e potencializar os esforços dos pesquisadores em campo e aumentar a conscientização e envolvimento da população com as espécies ameaçadas.
Em 2015, será desenvolvida a campanha "O Ano do Lobo-Guará", uma parceria da SZB com o "Programa para a Conservação do Lobo-Guará - Lobos da Canastra", através de seu coordenador, Rogério Cunha, do Centro Nacional de Mamíferos Carnívoros/CENAP - ICMBio.
Este programa acumula 10 anos de pesquisas e ações práticas direcionadas à conservação do lobo-guará na região da Serra da Canastra, Minas Gerais. As ações em andamento buscam reduzir a pressão sobre a espécie em uma área que está sob conflito permanente, através de propostas diretas de mitigação de impactos, do aumento e disseminação de conhecimento sobre a espécie e pela alteração da relação da população local com o lobo.
A campanha O Ano do Lobo-Guará permite que a SZB ajude a envolver, através dos zoos e aquários, não apenas a população local, mas todo o país na conservação dos lobos.
O lançamento da campanha será em março de 2015, durante o Congresso da SZB, em Foz do Iguaçu.
A campanha terá material para distribuição em zoos e aquários (cartilhas, adesivos, carteirinha, cartazes) e um site onde serão disponibilizadas informações sobre o projeto quanto atividades lúdicas e didáticas que possam ser utilizadas tanto em sala de aula quanto por equipes de educação ambiental dos zoos.

18/11/14

Novo sítio eletrônico CENAP

Migrado antigo sítio do CENAP para o novo padrão visual do ICMBio