Estágios/Trabalho voluntário

NO MOMENTO NÃO ESTAMOS RECEBENDO VOLUNTÁRIOS NEM ESTAGIÁRIOS.

Trabalho Voluntário no CENAP/ICMBio

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros – CENAP/ICMBio, localizado em Atibaia, São Paulo, tem ampliado suas atividades e vem necessitando de cada vez mais apoio técnico para atuar em suas principais frentes de trabalho: Análise de Ocorrências e Conflitos, Organização e Manutenção do Banco de Amostras Biológicas e Alimentação do Sistema de Informações de Carnívoros Brasileiros.

O CENAP poderá receber voluntários por um período mínimo de 3 semanas (8 horas diárias), podendo ser renovado em caso de interesse posterior. Os candidatos deverão ser estudantes ou profissionais das áreas de biologia, veterinária, e afins.

As atividades do voluntário serão desenvolvidas na sede do CENAP, na cidade de Atibaia/SP.

Vale destacar que as atividades estão restritas basicamente ao trabalho de escritório, havendo poucas saídas a campo. Também não temos animais em cativeiro. No entanto, ao colaborar com as atividades do centro, o voluntário poderá obter e/ou ampliar sua experiência profissional em relação aos seguintes aspectos da conservação dos carnívoros neotropicais:

  • Legislação sobre fauna;
  • Manejo de carnívoros in situ e ex situ;
  • Manejo e manutenção de amostras biológicas;
  • Resolução de conflitos entre predadores e população humana;
  • Técnicas de armazenamento e avaliação de dados;
  • Acompanhamento da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa.

Atualmente o cronograma proposto incui as seguintes atividades:

Laboratório de Ecologia Trófica - 2 dias

O trabalho no Laboratório de Ecologia Trófica consiste no estudo da dieta das diversas espécies de carnívoros através da análise de suas fezes. Na prática, é necessário lavar as amostras fecais dos animais, que já foram coletadas em campo, separar seus diversos componentes (pelos, ossos, penas, escamas,sementes, etc) e procurar identificar estes componentes através de coleções de referência ou, no caso dos pelos, de preparação de lâminas e sua análise em lupa. Solicitamos também que os voluntários se envolvam na leitura e discussão de bibliografia sobre o assunto.

Organização da biblioteca do CENAP - 3 dias

Temos muitos milhares de artigos sobre carnívoros, ecologia, fauna brasileira, evolução, etologia, metodologia de pesquisa, genética, etc, em papel e PDF, e estamos organizando este material de forma que seja facilmente acessível e localizável para todos. Isto envolve um grande trabalho de buscar e renomear de forma padronizada os artigos e inseri-los em um programa de organização de bibliografias. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade maravilhosa para o voluntário que deseja conhecer tudo sobre os carnívoros e sua conservação.

Leitura e estudo de textos científicos - 2 dias

Para que o voluntário entenda o que é feito no CENAP para a conservação dos mamíferos carnívoros é importante que se tenha um conhecimento mínimo sobre as espécies, ecologia, legislação, etc. Dispomos de diversos artigos, livros e demais produtos de divulgação sobre carnívoros, ecologia, fauna brasileira, evolução, etologia, metodologia de pesquisa, genética, etc, em papel e PDF. Serão selecionados alguns destes materiais, de acordo com a formação e o interesse do voluntário, para que seja feita a leitura e discussão com os servidores do CENAP.

Manutenção e organização de armadilhas fotográficas - 1 dia

As armadilhas fotográficas estão entre as ferramentas mais importantes para o estudo da ecologia, distribuição e demografia de mamíferos terrestres. O CENAP conta com um acervo de armadilhas fotográficas de vários modelos, com as quais desenvolvemos nossos projetos e apoiamos projetos de parceiros. Isto envolve o trabalho de testar, inventariar e manter as armadilhas e enviá-las para conserto quando necessário. Este trabalho é uma ótima oportunidade para que o voluntário adquira prática no manuseio e nos problemas de manuseio destes equipamentos.

Laboratório de amostras biológicas – 2 dias

O CENAP administra um Banco de Amostras Biológicas de Mamíferos Carnívoros da Fauna Brasileira, credenciado no CGEN/Ministério do Meio Ambiente sob o nº 22/2003. Este Banco é formado por amostras biológicas coletadas de animais com procedência geográfica conhecida tanto em vida livre como em cativeiro e tem por finalidade ser uma reserva de material genético, como um verdadeiro zoológico congelado, para que no futuro, caso sejam necessárias, amostras de indivíduos e espécies estejam disponíveis para procedimentos de reprodução assistida, clonagem, etc. Ainda, o banco também tem por finalidade subsidiar a realização de importantes pesquisas nas áreas de genética, epidemiologia, reprodução, etc.

As atividades incluem a organização das amostras, catalogação, manutenção das amostras existentes e das que chegam dos projetos de campo.

Projeto conflitos Atibaia – 1 dia

Este projeto tem como objetivo realizar um diagnóstico dos conflitos entre produtores rurais e mamíferos carnívoros na região de Atibaia, SP, identificando a prevalência dos conflitos e o impacto da predação sobre os rebanhos e os fatores que favorecem sua ocorrência. O projeto será feito por meio de visitas a propriedades rurais para realização de entrevistas e observações de campo.

Técnicas de captura e anestesia de carnívoros silvestres – 1 dia

Para que o CENAP possa realizar suas pesquisas, muitas vezes é necessária a captura do carnívoro. Realizado a campo ou num recinto, esse procedimento requer técnicas especializadas. O processo consiste em preparar uma armadilha (de laço, de gaiola etc.), atirar um dardo ou aplicar uma injeção com anestésico, acompanhar a condição do animal durante os procedimentos e após, na recuperação.

As atividades consistem em aprender como preparar a armadilha de laço, cuidar da sua conservação, preparar dardos anestésicos, aprender técnicas de tiro e conservação de armas, além de estudos sucintos sobre anestesiologia.

Conflito – avaliação e orientação – 1 dia

Uma das funções do CENAP é atender à demanda de conflitos – que é quando um carnívoro silvestre está atacando ou ameaçando animais domésticos ou uma população humana. Primeiro se faz uma avaliação, depois é dada uma orientação específica a fim de minimizar ou eliminar o problema.

A atividade consistiria em acompanhar os casos em andamento, levantar os casos encerrados e entender sucintamente os mecanismos e métodos envolvidos.

Projeto onças metropolitanas – 2 dias

Este projeto tem o objetivo de registrar a movimentação de onças-pardas dentro e entre unidades de conservação da Região Metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista. A primeira etapa deste projeto consiste no uso de armadilhas fotográficas para registrar a passagens de onças-pardas, visando auxiliar na escolha de áreas com maior potencial para captura de espécimes para colocação de colares GPS/satélite para monitoramento de seu movimento. O voluntário poderá participar desta etapa do projeto, acompanhando um dia de trabalho de campo em uma das unidades de conservação situadas na região metropolitana de São Paulo abrangidas pelo projeto (Parque Estadual da Cantareira, Parque Estadual de Itaberaba ou Parque Estadual do Juquery) e ajudando na compilação das imagens em planilhas e bancos de dados.

O CENAP não tem como oferecer nenhum tipo de ajuda de custo nem alojamento, portanto todas as despesas devem ser custeadas pelo próprio voluntário, que terá direito a certificado do período de voluntariado técnico.

Os interessados devem enviar currículo resumido (dados completos, inclusive telefone e e-mail) acompanhado de carta especificando o período de interesse em realizar o trabalho voluntário para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .