Quem Somos

Quem somos

O CENAP é um centro de pesquisa, manejo e conservação de espécies de mamíferos carnívoros que ocorrem no País. Seus projetos tem abrangência nacional. 

Foi criado pelo IBAMA em 1994 com o intuito de estimular, coordenar e desenvolver atividades de manejo, pesquisa e conservação, a nível nacional, com as espécies de mamíferos carnívoros. Atualmente é integrante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, autarquia federal criada à partir da reestruturação do IBAMA.

EQUIPE

Coordenador do CENAP
Ronaldo Gonçalves Morato, MSc, PhD
Analista Ambiental, Médico Veterinário
 
Coordenador Substituto do CENAP
Rogério Cunha de Paula, PhD
Analista Ambiental, Biólogo
 
Rose Lilian Gasparini Morato
Analista Ambiental, Médica Veterinária
 
Elildo Alves de Ribeiro Carvalho Junior, MSc
Analista Ambiental, Biólogo

Mariella Butti de Freitas Guilherme
Analista Ambiental, Bióloga
 
Lilian Bonjorne de Almeida, MSc
Analista Ambiental, Bióloga
 
Lívia de Almeida Rodrigues
Analista Ambiental, Bióloga
 
Paulo Roberto Amaral
Analista Ambiental, Médico Veterinário
 
Francisco Chen de Araújo Braga
Analista Ambiental, Biólogo e Bacharel em Direito
 
Ricardo Sampaio, MSc
Analista Ambiental, Biólogo
 
Henrique Gonçalves
Analista Ambiental, Biólogo
 
Leandro Filgueiras
Analista Ambiental, Bacharel em Direito
 
Valdomiro Lemos
Técnico Ambiental
 
Raquel Costa da Silva, MSc
Bolsista, Bióloga
 
Marina Peres Portugal, MSc, PhD
Bolsista, Bióloga
 
Marcelo Magioli, MSc, PhD
Pesquisador associado, Biólogo
 
Bernardo Brandão Niebuhr dos Santos, MSc, PhD
Pesquisador associado, Físico
 
Juliana Lima Bernardes
Secretária de Gabinete
 
Geory Madaloz
Motorista

 

 

Missão

"Promover, por meio da gestão e produção do conhecimento, a conservação e manejo dos mamíferos carnívoros brasileiros"

 fotomissao

Histórico

O CENAP foi criado pelo IBAMA em 1994 a partir da expansão das atividades do Projeto Carnívoros do Iguaçu. Este projeto, coordenado pelo biólogo do IBAMA Dr. Peter Crawshaw Jr., estava em andamento desde 1990, com o objetivo de estudar a ecologia e indicar estratégias de conservação para os carnívoros do Parque Nacional do Iguaçu – PR, principalmente onças-pintadas e jaguatiricas.

Durante o desenvolvimento do projeto, devido às diversas demandas que chegavam no IBAMA sobre questões relativas aos carnívoros brasileiros em todo o território nacional, as atividades do Projeto Carnívoros do Iguaçu foram se expandindo por todo o Brasil. Desta maneira, foi se configurando a necessidade da criação de uma unidade específica dentro do IBAMA para centralizar estas ações.

Assim, através da Portaria nº 78 de 27 de julho de 1994, foi criado o Centro Nacional de Pesquisas para Conservação dos Predadores Naturais – CENAP.

O CENAP tem sua sede definitiva em Atibaia, região estratégica, pois é um epicentro onde se localizam outros grandes centros de pesquisa parceiros do CENAP e onde tem a facilidade de dois aeroportos internacionais de onde partem vôos em grande número para todas as regiões do país.

Em 2007 à partir da reestruturação do IBAMA, o CENAP passou a integrar o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal ligado diretamente ao Ministério do Meio Ambiente, criada para gerenciar as unidades de conservação federais e os centros de pesquisa.

Em julho de 2010 o CENAP/ICMBio mudou para sua sede definitiva que conta com escritórios, laboratórios, anfiteatro e biblioteca, situada na Estrada Municipal Hisaichi Takebayashi, 8600, Bairro da Usina, Atibaia/SP.