Destaques

11/12/18

Reef Check Brasil em Noronha

Na semana passada foi realizada mais uma expedição do Reef Check Brasil ao Arquipélago de Fernando de Noronha.

 

Equipe RCB

 

Desde 2002 ocorrem expedições para avaliar a saúde dos ecossistemas de recifes de coral no Parque Nacional Marinho. São realizados monitoramentos em sítios pré-definidos, nos quais são aplicados os protocolos de censo visual do Reef Check Brasil (censos de peixes, invertebrados, substrato e coral).

 

Censo peixes

 

As expedições do Reef Check Brasil em Fernando de Noronha sempre contam com o apoio da Atlantis Divers, All Angle Images, Projeto Golfinho Rotador e ICMBio NGI - FN.

08/12/18

ICMBio e Marinha firmam parceria em cessão de imóvel

Na semana passada o ICMBio e a Marinha assinaram o contrato de cessão de uso do imóvel utilizado pelo Cepene em Tamandaré. Esta ação é fundamental para dar continuidade nas atividades que ocorrem dentro do Centro de Pesquisa, tanto em eventos do ICMBio quanto da própria comunidade de Tamandaré e de demais locais de todo o Brasil.

Somente em 2018 mais de 4 mil pessoas passaram pelo Cepene, reforçando a importâcia da manutenção espaço para a conservação marinha e para demais eventos, locais e nacionais.

Para saber mais, clique aqui.

26/10/18

Treinamento Reef Check com Jangadeiros

Esta semana foram retomados os treinamentos de monitoramento de recifes de coral - Reef Check Brasil, junto com a Associação dos Jangadeiros de Tamandaré.

O treinamento consistiu em duas partes: uma teórica, em terra, e uma prática no mar.

A primeira parte foi realizada na Colônia de Pesca Z5 de Tamandaré, na qual os presentes puderam compreender como é realizado o monitoramento, através de explanações teórico-práticas e com imagens dos organismos considerados indicadores pelo protocolo Reef Check.

 

Na segunda parte do treinamento, os participantes aplicaram os conhecimentos adquiridos no mar, em uma piscina natural de Tamandaré.

Foram treinados os monitoramentos de indicadores de substrato, invertebrados e peixes.

 

Agradecemos especialmente a todos os voluntários que ajudaram na organização e realização desta atividade, ao Cepene, ao Instituto Recifes Costeiros, ao Departamento de Oceanografia da UFPE, à Associação dos Jangadeiros de Tamandaré e à Colônia de Pesca Z5.

23/10/18

HACKATUR em Tamandaré

O Hackatur, programa de aceleração voltado para a melhoria de destinos turísticos, ocorrerá no Cepene este final de semana, nos dias 26 e 27 de outubro.

O evento desafiará os participantes a propor e ideias e soluções para o desenvolvimento e integração do turismo no litoral Sul de Pernambuco, tendo este ano o slogan "Desafio Turismo Inteligente".

Cada cidade envolvida proverá recursos, dedicação, tempo e os devidos espaços para esta maratona.

cartaz hackatur 2018

 

Para mais informações, acesse o site oficial.

11/10/18

35 anos de Cepene

Ana Grillo

Hoje o Cepene completa mais um ano!

Após 35 anos de existência como Centro de Pesquisa, e mais de 100 de história no mesmo local, comemoramos mais um ano!

Obrigada a todos nossos parceiros!

 

 

05/10/18

Consulta para II ciclo para Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Recifais

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pelo Processo de Avaliação do Estado de Conservação da Fauna Brasileira, cujos resultados subsidiam o Ministério do Meio Ambiente (MMA) na publicação da Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção.

 

As listas de espécies ameaçadas de extinção ou Listas Vermelhas ("Red List") geram índices do estado de degeneração ou recuperação da biodiversidade por região geográfica, facilitando a definição das espécies com maior ou menor necessidade ações para a conservação.

Assim, o processo de avaliação do estado de conservação das espécies é o passo inicial para projetar, planejar e priorizar recursos para ações de conservação, sendo subsidiado com informações técnicas originadas na comunidade científica. Essas informações constituem a base dos ciclos do processo de avaliação do estado de conservação das espécies.

 

O Cepene está organizando a avaliação de 51 espécies de peixes recifais, pertencentes às famílias Acanthuridae, Carangidae e Lutjanidae, e lançou a consultas ampla e direta no Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade - SALVE, onde os pesquisadores e especialistas poderão participar com informações para as espécies.

 

As fichas de informações dessas espécies podem ser acessadas no módulo de consulta do SALVE, disponível no seguinte link: https://salve.icmbio.gov.br/salve-consulta/

As contribuições serão armazenadas e posteriormente analisadas pela equipe do ICMBio em conjunto com o coordenador de táxon do grupo e demais especialistas da comunidade científica.

 

Acesse o site, faça seu cadastro e login e envie suas contribuições até o dia 20 de outubro. Os devidos créditos serão dados ao longo do processo de avaliação e na publicação das fichas a todos os colaboradores.

 

Contamos com a sua colaboração!

Robert F MyersJudy TownsendEstrada-Anaya-RA

19/09/18

Oficina de Planejamento Participativo da APACC no Cepene

Está acontecendo a Oficina de Planejamento Participativo da APA Costa dos Corais (APACC) no Cepene, que tem por objetivo a construção do plano de manejo da APACC.

Jéssica Frias

A oficina conta com cerca de 40 participantes, alguns dos quais eleitos nas oficinas regionais ou no Conselho Gestor da APACC, e técnicos e gestores do ICMBio, representando assim o poder público e os setores da pesca, pesquisa e turismo. Além disso, também participam convidados de instituições parceiras e de outras UC, inclusive uma Argentina, como ouvintes, a fim de aprender a metodologia de construção participativa do plano de manejo.

As reuniões vão até esta sexta-feira, 21 de setembro.

Jéssica Frias

 

16/09/18

CEPENE no Dia Mundial da Limpeza

Neste sábado, 15 de setembro, o Cepene participou de mais um evento global a favor da limpeza dos ecossistemas. Trata-se do Dia Mundial da Limpeza, ou World Clean Up Day, que promove a mobilização de voluntários em todo o mundo para a limpeza de suas cidades, envolvendo ruas, praças, rios, praias, entre outros ambientes.

DiaMundialLimpezaPortugues

Ontem, mais de 150 países se mobilizaram nesta ação, sendo no Brasil mais de 300 cidades confirmadas. Tamandaré fez parte do movimento, junto a demais municípios da APA Costa dos Corais.

Aproximadamente 50 pessoas percorreram 1.400 metros ao longo da praia central do município de Tamandaré, terminando a coleta em frente ao Cepene. Todo o lixo coletado foi levado de volta ao ponto de início, onde foi realizada a pesagem. Foram 64 kg de lixo, a maioria composta por plástico. Além do Cepene, participaram da ação demais grupos ambientais, como a Brigada Ambiental de Tamandaré, Garis Marítimos, Peslim, Meros do Brasil, Instituto Recifes Costeiros, Reef Check Brasil, e Secretaria do Meio Ambiente de Tamandaré e alunos e professores da Creche Padre Enzo e da Escola Monteiro Lobato.

Clean Up Tamandare

 

06/09/18

VI ENECAMB EM PERNAMBUCO

Está acontecendo no Cepene a sexta edição do Enecamb – Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Ambientais. Desde 2013 o evento ocorre anualmente em diferentes estados, e este ano está sendo sediado pela primeira vez em Pernambuco.

Ana Carolina Grillo

O tema deste ano é "Manguetown: do Natural ao Social", e tem por objetivo enaltecer o ecossistema de manguezal, presente na capital do estado, e abordar questões como sua conservação, impactos, cultura e sustentabilidade.

enecambpe

Entre os dias 2 e 5 de setembro, o VI Enecamb ocorreu em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, com diversas palestras e oficinas sobre ciências ambientais, manguezal e sistemas agroflorestais. Em sua segunda etapa, entre os dias 6, 7 e 8, aproximadamente 300 estudantes se deslocaram até o Cepene, em Tamandaré, para participarem de vivências socioambientais e debates.

No Cepene, no dia 6, ocorreu limpeza de praia e de manguezal, manutenção da horta e almoço colaborativo com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). No mesmo dia, no Forte de Tamandaré, houve confecção de um parque para crianças com pneus usados, roda de conversa com a comunidade e os congressistas sobre o Plano de Manejo da APA Costa dos Corais e exibição de curtas e longa metragens de temática ambiental. Nos demais dias estão previstas plenárias e conversas com os estudantes.

Plenária - Iara SommerParque - Ana Teresa Costa

Coleta de lixo - Alessandra PessoaHorta - Alessandra Pessoa

03/09/18

Zatan para o ordenamento do Rio Formoso

Na semana passada ocorreu no Cepene a primeira oficina participativa do Zatan - Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas, para promover o ordenamento aquaviário da região do estuário do Rio Formoso, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, litoral sul de Pernambuco.

zatan1

Entre os dias 28 e 30 de agosto, usuários do estuário do Rio Formoso (pescadores, quilombolas, operadores de turismo, gestores, comerciantes, entre outros) se reuniram para debater e promover as ações de conservação deste ambiente, que servirá de base para a elaboração do diagnóstico da região do Estuário do Rio Formoso na APA de Guadalupe.

A oficina foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) com apoio do Projeto TerraMar e em parceria com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU/PE) e a Capitania dos Portos (CPPE).