CEPENE Sedia Lançamento de Projeto em Cooperação com Governo da Alemanha, o TerraMar

terramar4-fill-600x422

No dia 17 de agosto de 2015, nas dependências do CEPENE (Tamandaré-PE), foi lançado o Projeto TerraMar, que tem o objetivo de proteger e promover o uso sustentável da biodiversidade marinha e costeira. O orçamento do projeto é de 11 milhões de euros (R$ 42 milhões), até 2020, aplicados em cooperação técnica em ações para o monitoramento integrado e gestão dos recursos naturais, na APA Costa dos Corais e na região do Banco de Abrolhos.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha, por meio da Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ).

Na esfera Federal, participaram da cerimônia representantes dos Ministérios de Meio Ambiente brasileiros e alemão, junto com seu consulado; além do Presidente do ICMBio, seus Coordenadores Regionais, chefe da APA Costa dos Corais e as Coordenações do CEPENE e CMA, bem como o Comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco. Nas esferas Estaduais e Municipais, pelo estado de Pernambuco, o secretário executivo da Secretaria do Meio Ambiente e o prefeito de Tamandaré, assim como os Secretários Estaduais do Meio Ambiente de Alagoas e da Bahia.

O projeto TerraMar é inédito porque tanto olha para as necessidades de preservação e conservação do mar, quanto para as do continente, na intenção de identificar todas as ameaças aos ecossistemas marinhos.

O TerraMar atuará de modo complementar a outros projetos destinados à zona costeira e marinha, em especial ao Projeto Áreas Marinhas Protegidas - GEF-Mar. Também apoiará o Brasil no cumprimento das metas de Aichi; sobretudo das metas 2 - Integrar os valores da biodiversidade no desenvolvimento; 6 - Pesca sustentável; 10 - Redução dos impactos sobre os recifes de corais; e 11 - Ampliação e consolidação do sistema de conservação da zona costeira e marinha.

Maiores informações em: http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6941-projeto-terramar-vai-proteger-a-costa-brasileira.html