VI ENECAMB EM PERNAMBUCO

Está acontecendo no Cepene a sexta edição do Enecamb – Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Ambientais. Desde 2013 o evento ocorre anualmente em diferentes estados, e este ano está sendo sediado pela primeira vez em Pernambuco.

Ana Carolina Grillo

O tema deste ano é "Manguetown: do Natural ao Social", e tem por objetivo enaltecer o ecossistema de manguezal, presente na capital do estado, e abordar questões como sua conservação, impactos, cultura e sustentabilidade.

enecambpe

Entre os dias 2 e 5 de setembro, o VI Enecamb ocorreu em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, com diversas palestras e oficinas sobre ciências ambientais, manguezal e sistemas agroflorestais. Em sua segunda etapa, entre os dias 6, 7 e 8, aproximadamente 300 estudantes se deslocaram até o Cepene, em Tamandaré, para participarem de vivências socioambientais e debates.

No Cepene, no dia 6, ocorreu limpeza de praia e de manguezal, manutenção da horta e almoço colaborativo com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). No mesmo dia, no Forte de Tamandaré, houve confecção de um parque para crianças com pneus usados, roda de conversa com a comunidade e os congressistas sobre o Plano de Manejo da APA Costa dos Corais e exibição de curtas e longa metragens de temática ambiental. Nos demais dias estão previstas plenárias e conversas com os estudantes.

Plenária - Iara SommerParque - Ana Teresa Costa

Coleta de lixo - Alessandra PessoaHorta - Alessandra Pessoa