Consulta para II ciclo para Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Recifais

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pelo Processo de Avaliação do Estado de Conservação da Fauna Brasileira, cujos resultados subsidiam o Ministério do Meio Ambiente (MMA) na publicação da Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção.

 

As listas de espécies ameaçadas de extinção ou Listas Vermelhas ("Red List") geram índices do estado de degeneração ou recuperação da biodiversidade por região geográfica, facilitando a definição das espécies com maior ou menor necessidade ações para a conservação.

Assim, o processo de avaliação do estado de conservação das espécies é o passo inicial para projetar, planejar e priorizar recursos para ações de conservação, sendo subsidiado com informações técnicas originadas na comunidade científica. Essas informações constituem a base dos ciclos do processo de avaliação do estado de conservação das espécies.

 

O Cepene está organizando a avaliação de 51 espécies de peixes recifais, pertencentes às famílias Acanthuridae, Carangidae e Lutjanidae, e lançou a consultas ampla e direta no Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade - SALVE, onde os pesquisadores e especialistas poderão participar com informações para as espécies.

 

As fichas de informações dessas espécies podem ser acessadas no módulo de consulta do SALVE, disponível no seguinte link: https://salve.icmbio.gov.br/salve-consulta/

As contribuições serão armazenadas e posteriormente analisadas pela equipe do ICMBio em conjunto com o coordenador de táxon do grupo e demais especialistas da comunidade científica.

 

Acesse o site, faça seu cadastro e login e envie suas contribuições até o dia 20 de outubro. Os devidos créditos serão dados ao longo do processo de avaliação e na publicação das fichas a todos os colaboradores.

 

Contamos com a sua colaboração!

Robert F MyersJudy TownsendEstrada-Anaya-RA