Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul

Analistas Ambientais do CEPSUL participam da reavaliação da Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul

Nos dias 13 e 14 de março será realizado o II Workshop de Reavaliação da Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul.

Esse segundo workshop servirá para que os grupos aprofundem as discussões sobre o estado de conservação das espécies e concluam as avaliações, bem como revisem as informações que serão disponibilizadas na consulta pública. Também haverá oportunidade para sanar dúvidas e para debates em plenária de avaliações em que não houve consenso dentro dos grupos. 

 O Analista Ambiental do CEPSUL, Dr. Jorge Kotas, tem participado das discussões desde 2012, sendo um dos avaliadores do risco de extinção dos tubarões e raias.

Segundo Jorge Kotas “muitas espécies de tubarões como é o caso da Mangona , Carcharias taurus, praticamente desapareceram das águas costeiras do Rio Grande do Sul, como reflexo de atividades pesqueiras que não respeitaram o ciclo reprodutivo desta espécie e que apresenta uma fecundidade baixíssima, de 1 a 2 filhotes por ninhada. Os tubarões-martelo, Sphyrna lewini e Sphyrna zygaena, também sofreram diminuições drásticas em seus níveis de abundância, como conseqüência das atividades pesqueiras sobre as áreas de berçário, bem como sobre os adultos em áreas mais afastadas da costa, não havendo refúgios para estas espécies. De uma maneira geral os peixes cartilaginosos (tubarões e raias) não suportam níveis elevados de exploração pesqueira, haja visto as suas características biológicas (crescimento lento, maturação, tardia, longevidade, fecundidade baixa) e portanto requerem medidas urgentes de conservação, como a redução do esforço de pesca e o estabelecimento de áreas de exclusão à pesca no Rio Grande do Sul.”

Durante o workshop, estarão presentes facilitadores do ICMBio, dentre os quais o Biólogo Harry Boos, também Analista Ambiental do CEPSUL, que atuará junto aos grupos e na plenária, auxiliando nos debates e na aplicação dos critérios da IUCN. 

tubarão martelo-liso Sphyrna zygaena

Figura – O Tubarão martelo-liso (Sphyrna zygaena) é uma das espécies que sofrem consideráveis reduções na sua abundância e que está necessitando medidas urgentes de conservação, como a redução do esforço de pesca, controle do comércio de sua carne e barbatanas, bem como áreas de exclusão à pesca (Foto: J.Kotas).