Divulgação do impresso “Consumo Legal de Pescado”

Em 12 de setembro do corrente ano, realizou-se uma divulgação da IN IBAMA Nº 138 de 06/12/2006 (tamanhos mínimos da lagosta) combinada com a IN IBAMA Nº 206 de 14/11/2008 (época de defeso da espécie), junto aos proprietários de boxes de comercialização de pescados no Mercado Público Municipal de Itajaí.

Após consulta aos representantes e/ou proprietários de estabelecimentos comerciais de pescado daquele mercado foi identificada a falta de conhecimento sobre os tamanhos mínimos de comercialização das lagostas vermelha (Panulirus argus) e cabo verde (Panulirus laevicauda). Desta forma foi realizada a divulgação e distribuição do impresso "Consumo Legal de Pescado", com informações sobre as referidas Instruções Normativas do IBAMA, os tamanhos mínimos permitidos de cauda e cefalotórax das duas espécies de lagosta, bem como, a época de defeso dessas espécies.

Na oportunidade foi contatada a Sra. Janine Maria Thomé de Oliveira, gerente administrativo do Mercado Municipal, a fim de lhe informar sobre o objetivo da divulgação, ao mesmo tempo em que foi solicitada a autorização para afixar alguns cartazes no interior do mercado. A administradora foi muito receptiva e achou interessantíssimo o trabalho de divulgação junto aos comerciantes do mercado municipal.

Os cartazes foram afixados em três pontos do mercado municipal, todos em áreas de amplo acesso aos visitantes e de fácil visualização. Os 25 boxes do mercado foram visitados com o intuito de conversar diretamente com os representantes dos estabelecimentos, ao mesmo tempo em que foram entregues os cartazes e foram explicados os tamanhos mínimos permitidos para pesca e comercialização.

Todos os entrevistados foram receptivos, agradecendo a iniciativa, e solicitando que o CEPSUL faça uma divulgação dos tamanhos mínimos de outras espécies de pescados, bem como com as espécies proibidas de comercialização.