CEPSUL e COABIO realizam última oficina de Avaliação de Peixes Ósseos Marinhos

Entre 05 e 09 de maio foi realizada mais uma Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Ósseos (Actinopterygii) Marinhos, na ACADEBio, em Iperó (SP).

Foram avaliadas 186 espécies de 34 famílias: Achiridae, Albulidae, Antennariidae, Balistidae, Batrachoididae, Bramidae, Carangidae, Centropomidae, Cheilodactylidae, Congiopodidae, Cynoglossidae, Dactylopteridae, Dactyloscopidae, Draconettidae, Epinephelidae, Gerreidae, Haemulidae, Istiophoridae, Kyphosidae, Lophiidae, Monacanthidae, Mullidae, Ogcocephalidae, Percophidae, Polynemidae, Scombridae, Scorpaenidae, Serranidae, Setarchidae, Sparidae, Stromateidae, Synodontidae, Triglidae e Uranoscopidae.

Os peixes avaliados destas famílias compreendem uma variedade de espécies que vivem ao longo do litoral brasileiro em estuários, águas da plataforma continental e algumas espécies pelágicas e demersais de águas oceânicas.

A oficina contou com 24 pesquisadores de diferentes instituições do Brasil: CEPSUL, UFPR, UFRJ, UFC, UFAL, UFPA, Instituto Meros do Brasil, UFRN, UFBA, UFF, UFSC, UEFS, USP, UFES, UFPB, UFPE, bem como facilitadores e relatores de unidades do ICMBio (COABIO e CEPSUL). Com base em formulários com informações sobre as espécies e mapas de distribuição, foram feitas as avaliações seguindo a metodologia da IUCN, adotada no Processo de Avaliação da Fauna Brasileira do ICMBio. A partir destas avaliações foram estabelecidos os critérios e categorias de ameaça destas espécies.

Das 186 espécies de peixes avaliadas, 4 entraram em alguma categoria de ameaça, 7 Quase Ameaçada (NT), 146 consideradas como Menos Preocupante (LC), 28 com Dados Insuficientes (DD) e uma considerada como não elegível para uma avaliação regional no Brasil, sendo categorizada como Não Aplicável (NA).

Esta oficina é coordenada pela COABIO, e teve como Coordenadores de Táxon o Dr. Fábio Di Dario e Dr. Michael Maia Mincarone, ambos do NUPEM, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, tendo como ponto focal a analista ambiental Roberta Aguiar dos Santos, do CEPSUL.

Com esta oficina encerrou-se este ciclo de avaliação do estado de conservação de peixes ósseos marinhos do ICMBio, com um total de 1248 espécies avaliadas.

img Oficina Actinopterygii maio 2014 2