Monitoramento de teleósteos e elasmobrânquios nos desembarques pesqueiros industriais e artesanais de Santa Catarina

Dando continuidade ao Projeto "Monitoramento de teleósteos e elasmobrânquios nos desembarques pesqueiros industriais e artesanais de Santa Catarina", no período de 07 a 11 do corrente mês, os analistas ambientais, Arno Hubbe (SUPES/SC - IBAMA) , Celso Lin e Jorge Kotas (CEPSUL), estiveram nos municípios de Garopaba, Laguna e Passo de Torres.

Na oportunidade, foi apresentado aos representantes das Colônias Z-12 e Z-18 e do Terminal Pesqueiro de Laguna, além do projeto acima, o projeto de observador de bordo, que o CEPSUL executará nas modalidades de arrasto de peixe e de emalhe.

Em conjunto com os representantes, foram identificados os principais locais de desembarque, nos quais serão coletados os dados das pescarias em estudo e as informações biológicas das espécies pescadas. O monitoramento destes desembarques inicia-se nos próximos meses.

No período, os servidores visitaram ainda, a Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC, a fim de consolidar acordos futuros de cooperação técnica para a execução de pesquisas científicas utilizando o navio de pesquisa do Centro - Soloncy Moura, nas áreas de pesca e pesquisas ambientais.

Além disso, os servidores Celso Fernandes Lin e Jorge Eduardo Kotas estiveram novamente no último dia 15 na Colônia de Pesca Z-4, de Barra Velha – SC.

Na ocasião reuniram-se com pescadores da região com intuito de demonstrar a importância do auxilio destes na obtenção dos dados biológico-pesqueiros para implementação do projeto "Monitoramento de teleósteos e elasmobrânquios nos desembarques pesqueiros industriais e artesanais de Santa Catarina", visto que tais dados são fundamentais para a gestão das pescarias e, sobretudo, servem de subsídio para as avaliações do estado de conservação das espécies monitoradas.

Os presentes apoiaram a iniciativa, e dispuseram-se a fornecer os dados e informações de suas pescarias. As amostragens biológicas começam ainda este mês.

colonia z 12
terminal pesqueiro laguna