Cepsul comemora 30 anos

O Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul) celebrou de 17 a 21 de novembro seu aniversário de criação. Para comemorar a data, foi realizada a Semana Cepsul 30 Anos. A programação contou com palestras, mesa-redonda, mini-curso, mutirão de limpeza e soltura de tartaruga.

Desde segunda-feira (17), estudantes, pesquisadores e pessoas da comunidade participaram do evento, que foi gratuito e aberto ao público. Entre os temas debatidos estiveram a construção de caminhos para a conservação marinha; biodiversidade marinha: conhecer para preservar; e gestão pesqueira e conservação da biodiversidade marinha: novos caminhos, velhos desafios.

Jorge Eduardo Kotas, analista ambiental do Cepsul e doutor em Ciências da Engenharia Ambiental (tema tubarão-martelo), ministrou o mini-curso Biologia, pesca, conservação e identificação de elasmobrânquios. De acordo com Eloisa Pinto Vizuete, analista ambiental do Cepsul e coordenadora do evento, o minicurso foi um sucesso. "Alcançou o público desejado e ficou a perspectiva de futuras parcerias e orientações de mestrado".

O mutirão de limpeza foi realizado no dia 19 pela manhã e contou com a participação de 15 pessoas - servidores, terceirizados e bolsistas do Centro. Em uma hora e meia de coleta, foram retirados mais de 250 kg de lixo da margem do rio Itajaí Açu, adjacente ao Cepsul, e do manguezal ao lado do Centro. Na quinta-feira, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar), foi realizada a soltura de uma tartaruga-verde. A espécie foi devolvida ao mar na praia central de Balneário Camboriú de onde havia sido resgatada 20 dias antes, presa a uma rede de emalhe, com anzol em uma das nadadeiras e fio de nylon saindo pela cloaca. Após tratamento em Florianópolis, a tartaruga estava reabilitada a voltar a seu habitat. A data de soltura foi escolhida, de acordo com Eron Paes e Lima - coordenador regional do TAMAR, para celebrar os 30 anos do Cepsul e 10 anos de parceria Cepsul-Tamar.

Ainda na quinta-feira, à tarde, foi realizado coquetel comemorativo com homenagens aos ex-chefes do Centro e à atual coordenadora Roberta Aguiar dos Santos. Algumas autoridades estiveram presentes, o Deputado Federal de Santa Catarina, Esperidião Amim; o Secretário de Turismo de Itajaí, representando a prefeitura, Agnaldo Hilton dos Santos; a Secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Osnilda Amorim; Maurício Hostim do Instituto Meros do Brasil e; Gilberto Sales, coordenador substituto do Tamar.

Fechando a semana, ocorreu uma mesa-redonda sobre gestão pesqueira e conservação marinha e contou com a participação de representantes governamentais das instituições gestoras (MMA e MPA) e de ensino e pesquisa (UFPR) e de entidades não governamentais (CONFREM). Foi uma tarde de calorosa discussão com representantes da pesca artesanal e industrial, ICMBio e pesquisadores que trabalham com mitigação de impactos. De acordo com a analista ambiental do CEPSUL, Ana Maria Torres Rodrigues, o que se percebe, após cinco anos do novo modelo de gestão compartilhada da pesca, foi um retrocesso, uma vez que as decisões tornaram-se centralizadas e, de certa forma, a co-responsabilidade entre os atores, antes incipiente, mas em processo, deixou de existir, havendo tão somente, a disputa por interesses conflitantes, sem que as reais demandas por um adequado ordenamento avancem.

Localizado em Itajaí (SC), o Centro foi criado em 11 de julho de 1984, pela Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (Sudepe). Sua missão era coordenar e executar as atividades de pesquisa pesqueira nas regiões Sudeste e Sul, com foco no uso sustentável das potencialidades pesqueiras da região.

Hoje, o Centro atua no monitoramento da biodiversidade marinha e na avaliação do estado de conservação das espécies. "Também apoiamos as Unidades de Conservação federais marinho-costeiras, integrando seus conselhos gestores, em ações de fiscalização, na elaboração dos planos de manejo e em atividades de monitoramento", explicou Roberta Aguiar dos Santos, coordenadora do Cepsul.

Para Ademar Pedro de Souza, técnico ambiental do Cepsul, desde sua criação, o centro evoluiu muito. "Ao longo desse tempo, foram construídas as estruturas prediais da sede atual e dois navios. Por dez anos, a construção dos navios de pesquisa ficou parada. Então foi formada uma comissão, no Cepsul, da qual fiz parte e, em três anos, terminamos a construção dos mesmos. Um deles, o NPq Paulo Moreira foi enviado a Belém e hoje está inoperante. Já o NPq. Soloncy Moura que está no Cepsul continua atuante e é uma referência". O que ainda precisa melhorar, segundo Ademar é a divulgação. "O Cepsul ainda não é muito conhecido. Isso sempre foi assim, falta divulgação".

Este foi o primeiro ano que o Cepsul realizou palestras abertas ao público. Começou com o Ciclo de Palestras Cepsul 30 Anos, no qual, todo mês alguém do Centro ou de instituição parceira ministra palestra no auditório com portas abertas à comunidade. E culminou com a Semana CEPSUL 30 Anos. "Queremos aumentar nossa interação com a sociedade que nos cerca", informou Eloisa. "Tudo começou com a ideia de comemorarmos os 30 anos do Centro, mas vimos que a ideia deu resultado. Agora é analisarmos a viabilidade de continuarmos, ao menos, com o ciclo de palestras mensais. Essa é uma maneira simples e barata para aumentarmos a nossa visibilidade na região. Sem contar que é um momento de troca de informações em que todos saem ganhando."

img Semana Cepsul30anos Mesa caminhos da conservacao   img Semana Cepsul30anos Minicurso elasmobranquiosimg Semana Cepsul30anos Mesa conhecer para preservar
img Semana Cepsul30anos Mutirao limpeza   img Semana Cepsul30anos Mesa gestao pesqueiraimg Semana Cepsul30anos soltura tartaruga