Mais de 10 mil pessoas passaram pelo estande do CEPSUL na 29ª Marejada

(Itajaí – 18 de novembro de 2015) – O Cepsul marcou presença ativa na 29ª Marejada – Aventura pelos Mares do Mundo e Regata Transat Jacques Vabre.

Aconteceu em Itajaí de 03 a 15 de novembro, a 29ª Marejada, festa municipal tradicional da cultura e gastronomia portuguesa, promovida pela Prefeitura do município. Em 2015, a festa também contou com diversas atrações musicais, pavilhão da sustentabilidade, circo, atrações infantis e a chegada de parte dos mais de 40 veleiros da regata francesa Transat Jacques Vabre, que percorreram 10 mil quilômetros desde Le Havre na França até Itajaí.

Neste evento o CEPSUL contou com um estande no "Pavilhão da Sustentabilidade", expondo exemplares da biodiversidade marinha, sua lancha de pesquisa e monitoramento, equipamentos utilizados nas pesquisas oceanográficas desenvolvidas com o Navio de Pesquisa Soloncy Moura, assim como várias informações distribuídas em banners e vídeos.

As pessoas que visitaram o stand, atraídas principalmente pelos animais expostos, recebiam informações adicionais sobre medidas de conservação, processo de avaliação do estado de conservação das espécies, unidades de conservação, planos de ação, consumo sustentável, entre outras ações do Centro e do ICMBio.

No estande, também foi disponibilizada uma área com materiais de divulgação de outros centros e unidades de conservação do ICMBio no âmbito de atuação do CEPSUL, apresentando as ações de integração atuais e potenciais entre estas unidades.

A equipe do Centro, que expôs durante o evento, foi composta por vinte e uma pessoas que trabalharam em duplas em jornadas de cinco horas durante a semana e seis horas nos finais de semana.

A avaliação final do evento foi bastante positiva. De acordo com a Prefeitura Municipal de Itajaí, mais de 175 mil pessoas passaram pela Vila da Regata e Marejada em 13 dias do evento. Entre as atrações do Pavilhão da Sustentabilidade, havia a distribuição de mudas de árvores nativas. De acordo com os dados da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), cerca de 10 mil mudas foram distribuídas, sendo metade delas, para visitantes de Itajaí. A equipe do Cepsul verificou que além, das pessoas de Itajaí e região, passaram pelo stand pessoas do interior e capital catarinense, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Amazonas, Colômbia e França.

Esta se mostrou uma excelente oportunidade de divulgar as atividades desenvolvidas não só pelo CEPSUL, mas também pelo próprio ICMBio, tendo despertado o interesse da comunidade que participou do evento, sobretudo em relação às ações inerentes à conservação das espécies.

img lancha Marejada2015 img stand Marejada2015 8 img stand Marejada2015 13