Nova expedição com o Navio de Pesquisa Soloncy Moura

(Itajaí – 29/01/2016) O Navio de Pesquisa do CEPSUL, Soloncy Moura, partiu dia 22/01/2016 para mais um cruzeiro de pesquisa, dessa vez rumo ao Espírito Santo e Bahia.

A expedição tem como objetivo avaliar possíveis impactos negativos sobre a biodiversidade marinha causados pela lama da barragem da mineradora Samarco, que rompeu na cidade de Mariana (MG), em novembro passado.

O primeiro ponto de parada foi em Vitória (ES), onde, no dia 26, juntaram-se à equipe embarcada no CEPSUL, outros pesquisadores. O grupo embarcado é composto por pesquisadores de várias especialidades, como biólogos e oceanógrafos, do ICMBio (de unidades de conservação da região ou dos centros de pesquisa de conservação TAMAR e CEPSUL), e de instituições parceiras: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Em terra, além das citadas, outras instituições estão envolvidas nas análises que serão feitas a partir desta expedição, como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Coral Vivo / Museu Nacional do Rio de Janeiro, entre outras.

Durante cerca de dez dias, eles vão percorrer o litoral do sul do Espírito Santo ao sul da Bahia, incluindo áreas em Unidades de Conservação ou em suas adjacências (REBIO Comboios, APA Costa das Algas, no ES, e o PARNA Marinho dos Abrolhos, RESEX Cassurubá, no sul da Bahia). As primeiras coletas foram realizadas nas proximidades da Foz do Rio Doce (dias 27 e 28).

img saida soloncy 22 01 16

          img coletas rede plancton proximidades foz rio doce

img soloncy vitoria 26 01 16

   img coleta dados fisicos sonda multiparametros