Monitoramento da biodiversidade como elo de aproximação com o setor pesqueiro

(Itajaí - 12/05/2016) No último dia 10 de maio foi realizada, na sede do CEPSUL em Itajaí/SC, reunião sobre monitoramento da biodiversidade marinha em conjunto com a frota pesqueira industrial.

 Contando com a presença de armadores de pesca, representantes de indústrias de processamento e do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí (SINDIPI) e servidores do CEPSUL, o objetivo da reunião foi identificar possibilidades de articulação para a construção coletiva de metodologias para o monitoramento da biodiversidade, a bordo dos barcos de pesca industrial.

"Monitorar a biodiversidade em parceria com a pesca industrial é importante para ampliar em grande escala a amostragem e a coleta de dados, fundamentando políticas públicas de ordenamento pesqueiro. Além disso, se a parceria vai além da presença de observadores científicos em barcos de pesca, buscando construir em conjunto os objetivos do monitoramento, sua metodologia e a forma de aplicação dos resultados, a chance destas políticas públicas contarem com maior credibilidade e aceitação é muito maior", afirma Antonio Alberto Menezes, analista ambiental do CEPSUL.

Ao longo da história recente, nem sempre o monitoramento da biodiversidade marinha por órgãos ambientais tem sido bem visto pela pesca industrial, sendo muitas vezes criticado como gerador de conflitos e de limitações inadequadas da pesca. Entretanto, esta aproximação representa a possibilidade de pensar uma metodologia coletiva e a transparência de objetivos e finalidades do monitoramento, bem como o consenso de que somente com credibilidade técnica e científica e com a adesão do setor pesqueiro será possível o ordenamento da pesca de forma efetivamente sustentável.

"O monitoramento da biodiversidade marinha é o eixo de trabalho do CEPSUL, seja por meio do acompanhamento de desembarques da pesca artesanal e industrial em portos pesqueiros, na organização e sistematização do trabalho de observadores científicos, na discussão e proposição de estratégias de monitoramento da biodiversidade do ICMBio ou por meio do envolvimento em projetos de pesquisa participante para o aprimoramento da gestão em Unidades de Conservação. A aproximação com o setor pesqueiro industrial, tendo como eixo o monitoramento, traduz uma forma de pesquisa participante com enorme potencial de contribuir para a conservação ambiental marinha", completa Roberta Aguiar dos Santos, coordenadora do CEPSUL.

img 20160510 reuniao monitoramento img 20160510 reuniao monitoramento2
img 20160510 reuniao monitoramento3 img 20160510 reuniao monitoramento4