CEPSUL REALIZA CONSULTA AMPLA PARA A AVALIAÇÃO DO RISCO DE EXTINÇÃO DOS TUBARÕES, RAIAS E QUIMERAS MARINHOS

(Itajaí - 01/11/2016) O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é a autarquia federal responsável por promover a conservação da biodiversidade brasileira e uma de suas atribuições é a avaliação do risco de extinção das espécies da fauna brasileira.

Em 2016 começa um novo ciclo de avaliação dos tubarões, raias e quimeras marinhos, conduzido pelo ICMBio, tendo o CEPSUL como ponto focal deste processo desde 2015.

No ciclo anterior (2010 – 2012), foram avaliadas 152 espécies utilizando as categorias e critérios da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

A lista com os nomes das espécies e o acesso aos formulários para a coleta de informações estão disponíveis aqui para as espécies avaliadas como menos preocupantes (LC) no ciclo anterior e aqui para o restante das espécies.

Para que avaliação do risco de extinção destas espécies seja feito a partir dos melhores dados disponíveis, é fundamental a participação da comunidade científica, usuários dos recursos e comunidade em geral.

O período de consulta se encerra em 26 de novembro de 2016.

img2010 zapteryx brevirostris