Realizada Avaliação de Meio Termo do PAN Tubarões

(Itajaí - 25/06/2018) Entre os dias 22 e 25 de maio, aconteceu na sede do CEPSUL em Itajaí, SC, o fechamento da III Monitoria e Avaliação de Meio Termo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção (PAN Tubarões).

Planos de Ação para a Conservação de Espécies ou Ecossistemas Ameaçados são políticas públicas, pactuadas com a sociedade, que identificam e orientam as ações prioritárias para combater as ameaças que põem em risco populações de espécies e os ambientes naturais e assim protegê-los. O PAN Tubarões foi publicado em dezembro de 2014 com o objetivo de "Mitigar os impactos sobre os elasmobrânquios marinhos ameaçados de extinção no Brasil e de seus ambientes, para fins de conservação em curto prazo".

Na elaboração dos PANs são eleitas pessoas para compor o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) que têm a função de acompanhar a implementação das ações, participar das monitorias anuais e avaliações intermediária e final do PAN. Assim, pela terceira vez desde a sua criação, membros do GAT do PAN Tubarões se reuniram no final de maio para avaliar o andamento das 64 ações do mesmo. As ações permeiam os temas educação, pesquisa, monitoramento, legislação, gestão pesqueira, licenciamento e fiscalização.

O primeiro dia da Oficina foi dedicado à finalização da III Monitoria anual, que iniciou no começo do mês de março de forma virtual. Durante a Monitoria duas ações foram agrupadas, duas foram excluídas e outras duas novas ações foram propostas. Atualmente o PAN Tubarões conta com 62 ações, e a situação das mesmas pós monitoria pode ser vista na figura abaixo.


img 2018 painel gestao pan

Nos outros três dias da Oficina foram planejadas atividades para verificar, por meio de análise de indicadores, se o PAN Tubarões está atingindo as metas de meio termo propostas em 2014 e se os nove objetivos específicos estão sendo alcançados. Todos os quatros dias da oficina foram de muito trabalho e debate em prol da conservação dos elasmobrânquios, além de ajustes e correções de rumo do PAN.

Para Jorge Eduardo Kotas, analista ambiental do CEPSUL e Coordenador do PAN Tubarões, o PAN está tendo um saldo positivo, principalmente nas ações relacionadas à educação ambiental e pesquisa. "Temos que avançar nas questões relacionadas à gestão pesqueira e isso dependerá principalmente de acordos com o setor produtivo, através dos fóruns de pesca e acordos entre os ministérios envolvidos na gestão pesqueira". Ainda de acordo com Kotas, houveram avanços nas ações relacionadas à ampliação em número e área das unidades de conservação em áreas oceânicas, porém faltam iniciativas nas regiões costeiras, onde muitas espécies ameaçadas de elasmobrânquios se encontram.

Os resultados finais da III Monitoria e Avaliação de Meio Termo, painel de gestão e matrizes, estarão disponíveis, a partir de julho no site do ICMBio.

img 2018 arvore dos sonhos PAN tubaroes img 2018 participantes avaliacao meio termo PAN tubaroes