Espécies Ameaçadas

As listas oficiais das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção foram elaboradas por meio de processos de Avaliação do Risco de Extinção, em observância aos arts. 6º e 7º, da Portaria MMA nº 43 de 31 de janeiro de 2014.

As listas das espécies constam no Anexo I, das Portaria MMA nº 444/2014 (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados terrestres) e MMA nº 445/2014 (Peixes e Invertebrados Aquáticos). Nos Anexos II dessas Portarias constam as espécies consideradas extintas.

Para maiores informações sobre a classificação taxonômica, categoria do risco de extinção, critérios, referências bibliográficas e resumo da justificativa, que indicaram o risco de extinção, além de outras informações,  clique aqui.

As categorias, critérios e justificativas para as espécies da fauna marinha já avaliadas estão descritas nos documentos:

Avaliação do risco de extinção dos crustáceos no Brasil: 2010-2014

Avaliação do risco de extinção dos elasmobrânquios e quimeras no Brasil: 2010-2012

 

Em 2016 serão avaliadas 90 espécies de crustáceos marinhos que foram avaliadas no ciclo anterior (2010-2014).

A lista com os nomes das espécies de crustáceos marinhos e o acesso aos formulários para a coleta de informações estão disponíveis aqui para as espécies avaliadas como menos preocupantes (LC) no ciclo anterior (2010-2014) e aqui para as espécies avaliadas como ameaçadas (CR, EN, VU), quase ameaçadas (NT) ou dados insuficientes (DD), no ciclo anterior (2010-2014). Já as fichas das espécies que serão avaliadas pela primeira vez em 2016 podem ser acessadas aqui.

Para que avaliação do risco de extinção destas espécies seja feito a partir dos melhores dados disponíveis, é fundamental a participação da comunidade científica, usuários dos recursos e comunidade em geral.

O período de consulta se encerra em 30 de setembro.

No 1°ciclo de avaliação do risco de extinção dos tubarões, raias e quimeras do Brasil (2010 – 2012), conduzido pelo ICMBio, foram avaliadas 169 espécies utilizando as categorias e critérios da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

Em 2016 começou o 2° ciclo, tendo o CEPSUL como ponto focal deste processo, quando foram avaliadas 61 espécies, ainda em processo de validação.

Estão disponíveis para consulta, por meio do sistema SALVE (Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade) os formulários com as informações disponíveis das espécies que ainda necessitam ser avaliadas (127). Este sistema foi desenvolvido pelo ICMBio para agilizar o processo de avaliação e para melhor gerir o extenso conjunto de dados relacionados às espécies. O sistema permitirá rápida disponibilização dos resultados à sociedade.

Ressalta-se que para enviar suas informações, é necessário registrar-se e efetuar login.

O período de consulta encerra-se em 16 de novembro de 2017.