Destaques

22/01/20

Analista do CEPTA em parceria com UESB. UNESP e Instituto Nossos Riachos publicaram artigo científico sobre Hypsolebias flavicaudatus em Periódico Internacional

H. flagellatus2

A Mestranda Rayana Dutra defendeu, no final de 2019, sua dissertação intitulada "Delimitação de Unidades Evolutivas em Peixes Anuais do complexo Hypsolebias flavicaudatus (Cyprinodontiformes, Rivulidae)".
O presente trabalho teve por objetivo, usar a abordagem integrativa (análises cromossômicas e moleculares) para identificar espécies de peixes anuais do complexo H. flavicaudatus, os quais são morfologicamente similares e que tem lacunas sobre a real distribuição de cada uma delas e apresentam alto grau de vulnerabilidade e risco de extinção.
A dissertação teve origem no Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) que é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Antunes de Mello Affonso (UESB) com a participação da UNESP/Botucatu, o Instituto Nossos Riachos e do CEPTA/ICMBio, onde a analista ambiental Dra. Maria Rita de Cáscia Barreto Netto, co-orienta e participa de projetos de pesquisas.
Esta parceria inclusive, e está inserida nas ações do Plano de Ação Nacional (PAN) Rivulídeos do ICMBio e esses dados levantados alertam sobre a possibilidade de que espécies ainda não totalmente conhecidas ocorram ao longo da bacia do São Francisco e correm o risco de desaparecerem. Desse modo, a conservação dos habitats de ocorrência potencial desse peculiar grupo de peixes tropicais é essencial para que tais espécies candidatas não sejam perdidas antes que sejam descritas.
Por fim, neste mês parte desses resultados já foram publicados no periódico internacional Zebrafish e os dados do artigo também já foram inseridos no banco de dados internacionais sobre peixes anuais (www.killi-data.org) editado pelo Dr. Jean H. Huber (Muséum National d'Histoire Naturelle, França).
Mais detalhes em:

Zebrafish: https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/zeb.2019.1822?journalCode=zeb
Killi Data: http://www.killi-data.org/

11/10/19

CEPTA recebe Visitas Técnicas

Na segunda semana de outubro o CEPTA recebeu três importantes instituições reconhecidas nacionalmente, o SENAI, a USP e a ETEC Paulo Souza.
Os alunos puderam entrar em contato com as atividades de pesquisa, monitoramento, biotecnologia, ações de educação ambiental e de bem-estar animal, desenvolvidas pelos Analistas, Pesquisadores e Instituições parceiras junto ao Centro.

A Instrutora do SENAI Márcia Mellone exaltou ao Analista Rogério Machado "o excelente trabalho que vocês realizam aí e que algumas pessoas desconhecem" e também relatou o impacto positivo nos alunos, sobre as pesquisas de genética e quimeria a cargo dos Doutores George Yasui e José Senhorini do Laboratório de Biotecnologia. 

Já o Prof. Dr. Adroaldo tinha como meta para seus alunos, a discussão sobre desafios e oportunidades nas ações para proteger o bem-estar de peixes e encontrou no CEPTA junto a Analista e Dra. Maria Rita a oportunidade que faltava para complementar a formação dos alunos do Curso de Medicina veterinária.Por fim Professor ainda destacou a possibilidade de bolsas de estudos de iniciação científica e de pós-graduação que o CEPTA oferece aos que queiram se especializar m biotecnologia e peixes ameaçados de extinção.

26/09/19

PAN Paraíba do Sul - Lançamento do EBook

Neste mês de Setembro, a Dra. Carla Polaz, analista ambiental do CEPTA acaba de lançar, em conjunto com os pesquisadores Thiago Caetano da Silva Berriel e Érica Pellegrini Caramaschi (membros do grupo assessor do PAN Paraíba do Sul), o e-book: "Monitoramento da Fauna Aquática: funções ecossistêmicas do domínio das ilhas fluviais do rio Paraíba do Sul".
Segundo os autores da publicação, espera-se que o livro seja um catalizador de mais projetos e ações de conservação à bacia do rio Paraíba do Sul.
Abaixo, o link de acesso ao download integral do livro, em PDF:

https://ebookprojetopiaban.wixsite.com/ebook 

 

11/04/17

Seja Voluntário do CEPTA/ICMBio

Programa de Voluntariado do CEPTA  para o período de 2017-2019 com inscrições abertas a partir de 17 de abril, para o período 2017-2019. Veja os detalhes do Programa de Voluntariado.

16/09/16

Estudo realizado no CEPTA é premiado em reunião científica

Mais uma pesquisa envolvendo parasitologia de organismos aquáticos é publicada com apoio do CEPTA.

15/09/16

PAN do Baixo Iguaçú: terceira etapa de elaboração concluída

CEPTA realiza reunião de elaboração do Plano de Ação Nacional do Baixo Iguaçu.

08/07/16

Plano de Ação Nacional do Baixo Iguaçu realiza oficina de planejamento

Evento realizado no Parque Nacional do Iguaçu contou com a presença de 49 profissionais de 28 instituições.

02/09/15

Brazilian Action Plans for freshwater fishes

Learn more about the National Action Plans of CEPTA / ICMBio. Article originally published in the Newsletter of the IUCN SSC / WI Freshwater Fish Specialist Group

04/03/15

Dia Mundial da Vida Selvagem: CEPTA em parceria com AES Tietê realiza soltura de juvenis de Piracanjuba no Rio Mogi-Guaçu

Data foi instituída pela Organização das Nações Unidas - ONU e envolve atividades em todo o mundo.

27/05/14

Visita de estudantes do ensino fundamental supera as expectativas do CEPTA

Atividades da Semana de Migração de Peixes levam mais de 650 estudantes do ensino fundamental ao CEPTA em apenas uma semana de visitação.