Analista Ambiental do CEPTA/ICMBio é homenageado nomeando descoberta de nova espécie

O periódico "Parasitology Research" acaba de publicar, em sua edição do mês de abril, pesquisa científica pioneira envolvendo a descoberta de uma nova espécie de parasita do gênero Myxidium, denominada Myxidium ceccarellii, em homenagem ao pesquisador e Analista Ambiental do CEPTA/ICMBio Dr. Paulo Sérgio Ceccarelli, que há mais de 30 anos vem se dedicando em pesquisas na área de saúde, bem estar e controle de enfermidades de peixes.

A pesquisa acadêmica que resultou na descoberta da nova espécie, Myxidium ceccarellii, foi realizada em conjunto pelos pesquisadores Edson A. Adriano (UNIFESP e UNICAMP), Márcia R. M. Silva (FZEA-USP), Antônio M. Maia (FZEA-USP), Stephen D. Atkinson (Universidade de Oregon-EUA) e Jerri L. Bartholomew (Universidade de Oregon-EUA), durante os anos 2010 e 2011 no Rio São Francisco, contando com suporte do CEPTA na realização dos trabalhos de coletas de campo e laboratórios.

A nova espécie Myxidium ceccarellii é um parasita que foi encontrado na vesícula biliar de exemplares de peixes coletados da espécie Leporinus elongatus (piapara) do Rio São Francisco. O que chamou a atenção dos pesquisadores é que esta foi a primeira vez que tais parasitas foram encontrados neste gênero de peixes de água doce, que também só existem na América do Sul.

A descoberta e o monitoramento de novas espécies de parasitas em peixes tem importância fundamental dentro da ecologia de água doce. Embora seja um campo ainda pouco noticiado e compreendido, pesquisas recentes, muitas delas desenvolvidas pelo CEPTA, através do Analista Ambiental Dr. Paulo Sérgio Ceccarelli e sua equipe, tem demonstrado que tais indivíduos funcionam como excelentes indicadores biológicos da qualidade dos ecossistemas. Segundo o Dr. Ceccarelli, "a presença de parasitas em organismos de água doce tende a ser transmitida de um indivíduo a outro dentro da cadeia alimentar, ou seja, um parasita encontrado em um organismo que serve de alimento a outro, muito provavelmente será transmitido aos seguintes, muitas vezes chegando aos indivíduos do topo da cadeia alimentar".

Assim, "uma vez que melhor se conhece o funcionamento desta cadeia alimentar, pode-se prever e deduzir que tanto a presença, ausência e a prevalência de determinado parasita em um grupo de indivíduos pode demonstrar alguma perturbação, contaminação ou até mesmo a extinção de um outro indivíduo dentro da cadeia alimentar. Os mesmos estudos podem ainda demonstrar prováveis alterações no estado de qualidade ambiental".

CEPTA 28abr2014

 Foto: Dr. Paulo Ceccarelli em trabalho de campo. Acervo/CEPTA.

Pesquisas como a da descoberta do parasita Myxidium ceccarellii, só vem a mostrar o grande potencial deste campo de pesquisa para a compreensão da biodiversidade aquática de água doce. A homenagem prestada pelos autores da pesquisa, em nomear com o sobrenome do pesquisador do CEPTA a nova espécie descoberta, demonstra o agradecimento dos pesquisadores pelo acolhimento e colaboração ofertada pela equipe técnica do CEPTA/ICMBio ao longo da pesquisa.

Aliás, os exemplos de sucesso do CEPTA em apoiar pesquisadores de diversas universidades já renderam ao Dr. Paulo Ceccarelli duas outras homenagens semelhantes. Levam também o seu nome as espécies Demidospermus ceccarellii - homenagem feita por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Myxobolus ceccarellii, ambas descobertas também por pesquisadores com a colaboração da equipe do CEPTA.

Cabe destacar que o Rio São Francisco deverá ser alvo de novas pesquisas em breve. Há poucos meses foi criado o Plano de Ação Nacional do São Francisco, coordenado pelo CEPTA, onde várias das ações preveem justamente a realização de pesquisas visando o melhor conhecimento de toda a biodiversidade aquática continental da bacia.

 

Maiores informações:

Adriano, E.A.; Silva, M.R.M.; Atkinson, S.D.; Bartholomew, J.L. & Maia, A.A.M. Myxidium ceccarellii n. sp. (Myxosporea) from the gallbladder of Leporinus elongatus (Anastomidae) from the São Francisco River, Brazil. 2014. Parasitology Research.