CEPTA e CEPAM realizam a VI Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Continentais

Acontece na ACADEBio, município de Iperó-SP, de 5 até 9 de maio, a VI Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Continentais, coordenadas pelo CEPTA e pelo CEPAM (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica).

A oficina está dividida em duas frentes, sendo uma delas coordenada pelo CEPTA, que avaliará mais de 200 espécies das Ecorregiões dos Rios Paraguai e Uruguai, e a outra, coordenada pelo CEPAM, responsável por espécies da bacia amazônica.

Estão presentes nas oficinas os maiores especialistas em peixes do Brasil, ligados à diversas instituições públicas e privadas, que contribuirão para traçar um panorama atual do estado de conservação de cada espécies avaliada. Os trabalhos de avaliação das espécies iniciou-se no ano de 2011 e desde então já foram avaliadas mais de 3000 espécies brasileiras de peixes continentais.

CEPTA VI Oficina1

CEPTA VI Oficina2

Fotos: CEPTA

O Instituto Chico Mendes é responsável pela avaliação do estado de conservação das espécies da fauna brasileira. Este trabalho resulta em um diagnóstico do risco de extinção das espécies, identificando e localizando as principais ameaças, as áreas importantes para a manutenção da espécie e a compatibilidade com atividades antrópicas. Tal levantamento subsidia a revisão da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, além de cumprir a meta do governo brasileiro, como signatário da Convenção sobre a Diversidade Biológica - CDB.

CEPTA VI Oficina3

CEPTA VI Oficina4

Fotos: CEPTA

Clique aqui e conheça mais sobre o trabalho de avaliação