Visita de estudantes do ensino fundamental supera as expectativas do CEPTA

 Durante toda a semana de 19 a 24 de maio, o CEPTA recebeu em suas instalações estudantes do ensino fundamental de diversas escolas do município de Pirassununga. Os estudantes tiveram contato com peixes do Rio Mogi-Guaçu, fizeram trilhas em meio à mata nativa do Cerrado de Emas, assistiram palestras e atividades educativas, sob inteira supervisão de seus professores e monitores, além dos profissionais do CEPTA.

CEPTA WFMD 24mai14 2

CEPTA WFMD 24mai14 4

CEPTA WFMD 24mai14 6

O interesse das escolas pelas atividades do CEPTA superou em muito as expectativas iniciais. Previa-se que as visitas ocorressem durante a semana de 19 a 24 de maio, porém como o interesse foi grande, ainda durante esta semana novas escolas tem visitas agendadas para as atividades.

O mais gratificante para os profissionais do CEPTA foi notar a satisfação dos alunos em ter contato com atividades muitas vezes inéditas para algumas crianças, como ter a sensação de conhecer uma área de floresta preservada, com córregos limpos e presença de pequenos animais, além do simples ato de tocar peixes vivos com a mão.

CEPTA WFMD 24mai14 3

CEPTA WFMD 24mai14 10

No sábado, dia 24 de maio, data que se comemorou mundialmente o Dia da Migração de Peixes, as atividades se estenderam durante todo o dia, com a presença de estudantes da comunidade de Cachoeira de Emas. Neste dia, somaram-se às outras atividades, a realização de um almoço comunitário, além de partidas de futebol recreativo dos alunos da escola de futebol de Cachoeira de Emas. O evento contou com o apoio da empresa de energia AES Tietê. Na ocasião, prestigiaram o evento a Sra. Prefeita Cristina Aparecida Batista e o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Dr. Otacílio José Barreiros.

CEPTA WFMD 24mai14 1

Fotos: Divulgação/CEPTA

O Dia Mundial da Migração de Peixes, comemorado no sábado, dia 24 de maio, foi criado na intenção de divulgar a importância da migração dos peixes de água doce, evento conhecido como Piracema. Dado o sucesso das atividades e o intenso interesse dos estudantes, o CEPTA pretende criar um programa continuado de visitação, dando oportunidade para que novas escolas e alunos possam conhecer as atividades do centro de pesquisa.