Dia Mundial da Vida Selvagem: CEPTA em parceria com AES Tietê realiza soltura de juvenis de Piracanjuba no Rio Mogi-Guaçu

Em comemoração ao Dia Mundial da Vida Selvagem, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a beleza e diversidade de plantas e animais selvagens, o CEPTA realizou durante todo o dia 03 de março diversas atividades de Educação Ambiental com alunos da rede pública de ensino (Escola Elói Chaves) de Pirassununga-SP.

Os alunos tiveram um dia diferente de aprendizagem que certamente contribuiu para despertar a reflexão sobre a vida selvagem e as pessoas da comunidade. Foram oferecidas palestras pelos servidores do CEPTA, mostrando as ameaças atuais sobre à vida selvagem, plantio de mudas nativas, concurso de desenhos e fotografias entre os alunos, onde os melhores trabalhos foram premiados com livros e outros brindes relativos à conservação da biodiversidade.

CEPTA 2015 03 03 1

CEPTA 2015 03 03 2

Ponto forte das comemorações foi a soltura de 10.000 juvenis da espécie Piracanjuba (Brycon orbignyanus), peixe ameaçado de extinção no Brasil, e nativo do ecossistema dos Rios  Mogi-Guaçu, Pardo e Grande, fruto da parceria que vem sendo desenvolvida pelo CEPTA com a empresa "AES Tietê". As duas instituições atualmente trabalham juntas em diversos projetos de pesquisa científica e outras ações de conservação e educação ambiental.

A Piracanjuba é uma das espécies alvo do Plano de Ação Nacional Mogi/Pardo/Sapucaí-Mirim/Grande, coordenado pelo CEPTA.

CEPTA 2015 03 03 3

A soltura dos peixes juvenis acabou envolvendo não só os alunos da rede pública de ensino como todos os turistas e comunidade que se encontravam no momento às margens do Rio Mogi-Guaçu, despertando ainda mais a conscientização para a preservação deste enorme bercário de espécies localizado no Estado de São Paulo.

CEPTA 2015 03 03 4

Durante a tarde do dia 03 de março, os alunos puderam ainda conhecer as instalações do CEPTA, onde realizaram visita guiada  à algumas instalações e ao final terminaram o dia com uma trilha por dentro do remanescente de Cerrado do centro de pesquisa.

CEPTA 2015 03 03 5

Fotos: Divulgação-CEPTA/ICMBio.

Todas as atividades só foram possíveis de realização devido ao apoio de diversos parceiros do CEPTA, como a empresa AES Tietê (doação de juvenis), Horto Florestal de Pirassununga (doação de mudas nativas), Restarurante César de Cachoeira de Emas (oferecimento de peixada aos alunos premiados), Viação Pirassununga (oferecimento de transporte gratuito aos alunos), empresa Bucklê Custom (design de camisetas comemorativas) e todos os servidores e funcionários do CEPTA envolvidos.