Destaques

04/04/24

VOLUNTARIADO E ESTÁGIO NO CEPTA

Sabia que você pode ser estagiário ou voluntário no CEPTA?

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental – CEPTA é uma das muitas  unidades vinculadas ao ICMBio e está localizado no município de Pirassununga-SP.

Tem como missão "Promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade aquática continental, por meio da gestão e produção do conhecimento." Para alcançar seus objetivos desenvolve ações de pesquisa, monitoramento, gestão da informação, avaliação de espécies, educação e comunicação, entre outras.

CEPTA AÉREO

 

Voluntariado

Quem deseja desenvolver atividades de voluntariado no CEPTA deve acessar a página do voluntariado do ICMBio:

https://www.gov.br/icmbio/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes-socioambientais-e-consolidacao-territorial-em-ucs/programa-de-voluntariado-do-icmbio

Em seguida, realizar o cadastro no sistema de voluntariado: https://sejaumvoluntarioicmbio.nectosystems.com.br/voluntariado/login/

Após o cadastro, você estará apta/o a se inscrever em chamadas para atividades de voluntariado no CEPTA e em diversas outras Unidades do ICMBio. Ao fim do voluntariado é emitido um certificado de participação.

No link abaixo é possível conferir as chamadas abertas para seleção de voluntários: https://sejaumvoluntarioicmbio.nectosystems.com.br/voluntariado/chamadas/publico/

O CEPTA possui um alojamento que pode ser utilizado pelo voluntário, porém o voluntariado não envolve nenhum tipo de auxílio financeiro.

Estágio Obrigatório

O estágio obrigatório é aquele cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma no projeto do curso.

Para a realização de estágio obrigatório o/a interessado/a deve estar regularmente matriculado em instituição de ensino.

O primeiro passo é verificar sua área de atuação para identificar atividades no CEPTA que possuam afinidade com seu tema de interesse.

Caso haja correlação entre sua área de interesse e as atividades do CEPTA pode ser iniciada a formalização de um Termo de Cooperação entre o ICMBio e a instituição de ensino do/a interessado/o.

Este processo precisa passar por instâncias internas do ICMBio e pode ter um tempo de tramitação longo. Portanto, para a realização de estágio obrigatório é necessário que o pedido seja feito com bastante antecedência (cerca de 1 ano).

É importante destacar que o estagiário não receberá Bolsa e Auxílio – Transporte.

O CEPTA possui um alojamento que pode ser utilizado pelo estagiário.

Em caso de interesse em realizar estágio no CEPTA, entre em contato através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

23/06/23

UFSCar, IPA e Biota visitam o CEPTA

9901bad6-5737-4e43-a769-40b89bb2d547

Esta semana, a Coordenadora Dra. Carla Polaz e parte da equipe CEPTA receberam a visita técnica das docentes Dra. Sônia Buck e Dra. Denise Balesteros da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do pesquisador Dr. Paulo Ruffino do Instituto Paulista de Pesquisas Ambientais-IPA e de Eliane Sales, Bióloga representante da empresa BIOTA, que atua no ramo de consultoria ambiental com sede em Lisboa/Portugal.

Inicialmente, a reunião visou a retomada dos trâmites do Acordo de Cooperação entre a UFSCar e o CEPTA/ICMBio para o desenvolvimento do "Projeto Qualidade Ambiental do Córrego da Barrinha em Pirassununga-SP", elaborado por analistas ambientais do CEPTA e as docentes da UFSCar.

Este projeto tem como objetivo principal gerar informações relacionadas à qualidade ambiental da micro-bacia hidrográfica do Córrego da Barrinha e vai colaborar com subsídios ao monitoramento ambiental da área realizado pela equipe do CEPTA. Adicionalmente, espera-se contribuir para os estudos de Conservação das Espécies da Ictiofauna Ameaçada de Extinção contidas no Plano Nacional do Alto Paraná, coordenado pelo ICMBio/CEPTA.

Inicialmente a área de estudo prevista é a microbacia do Córrego da Barrinha, que está localizada no distrito de Cachoeira de Emas, município de Pirassununga, SP, com área estimada de 862 ha, sendo que cerca de 40% de sua área integra o CEPTA.

Este córrego é afluente direto do rio Mogi-Guaçu e possui aproximadamente 4 km de extensão, entretanto, está sob elevada pressão antrópica, principalmente pelas propriedades rurais circundantes e as atividades agrícolas lá desenvolvidas que causam assoreamento de seu curso e contaminação por pesticidas e herbicidas que são usados em larga escala. Outro fator de risco para o córrego é a baixa cobertura vegetal de áreas que são de preservação permanente. Por fim, o córrego ainda sofre impacto direto e indireto negativos devido a presença da rodovia SP 201 e estradas rurais que circundam a área do Centro.

Em sequência, a Bióloga Eliane Sales falou sobre as atividades que a empresa Biota desenvolve não só em Portugal, mas em outros países da Europa e continente Africano, com desenvolvimento de projetos de conservação da biodiversidade, educação ambiental, qualidade de água, entre outros.

Após a palestra, os participantes foram convidados a interagir com o material educativo trazido para ocasião, pela Bióloga da Biota. As atividades propostas despertaram muito interesse e momentos de descontração aos presentes, além de troca de experiências sobre ações de Educação realizadas aqui no Brasil pelo CEPTA e pela equipe da Biota, nos países onde a empresa atua.

No retorno do almoço, os participantes foram convidados a conhecerem o Laboratório de Biotecnologia onde o Dr. George, pesquisador voluntário do CEPTA apresentou as tecnologias lá desenvolvidas principalmente na área de propagação mediada de peixes ameaçados de extinção.

Terminando a visita, o grupo se dirigiu ao Laboratório dos Peixes Rivulídeos onde a Analista Ambiental Izabel Boock e o Mestrando Davi Oliveira apresentaram as espécies ameaçadas de extinção do grupo dos peixes Rivulídeos, as técnicas de reprodução e manejo de ambientes artificiais que garante a sobrevivência das espécies coletadas nas expedições de campo, realizadas em várias localidades do Brasil.

Texto: Sônia Buck, Denise Ballesteros e Rogério Machado
Imagem: Rogério Machado

08/02/23

Plano de Recuperação do Pintado

A pesca sustentável do pintado ou surubim está permitida de acordo com a Portaria MMA Nº 355, de 27 de janeiro de 2023. A norma reconhece a espécie como passível de exploração, estudo ou pesquisa pela pesca, desde que obedecidas as normas de ordenamento vigentes, incluindo os períodos de defeso. Saiba mais em: Plano de Recuperação do Pintado


Imagem: Pseudoplatystoma corruscans - Timm, C.D. (in FishBase)
Pintado foto