O Que Fazemos

O CEPTA, centro especializado do ICMBio para ações voltadas à pesquisa a conservação da biodiversidade aquática continental, vem buscando aprimorar diversas ferramentas voltadas aos seus objetivos de melhor conhecer e contribuir com a conservação da biodiversidade brasileira. Atualmente as principais ações do centro visam à elaboração, coordenação e acompanhamento de diversos Planos de Ação Nacional visando à conservação de espécies ameaçadas, além da avaliação sistemática do estado de conservação (grau de ameaça de extinção) de mais de 1.700 espécies de peixes continentais que ocorrem no território brasileiro.

Tratam-se de trabalhos inéditos no Brasil, porém iniciados já há alguns anos, onde as informações geradas e disponibilizadas tem servido de parâmetros para demonstrar quais são e onde se localizam as espécies mais ameaçadas em nosso país. A partir daí, são criados novos Planos de Ação para a conservação destas espécies, envolvendo diversas instituições e organizações parceiras, além da sociedade civil, buscando futuramente diminuir o grau de ameaça ou até mesmo reverter os processos de ameaça, garantindo a conservação e preservação de nossa biodiversidade.

Ao longo do processo, tais trabalhos geram enormes necessidades de aprimoramento do conhecimento científico envolvendo as espécies estudadas, onde a pesquisa científica realizada e incentivada nas dependências do CEPTA busca garantir as condições necessárias para aumentar o conhecimento que temos de nossa biodiversidade.

Os resultados das pesquisas realizadas pelo CEPTA ou com o apoio do CEPTA são amplamente divulgados em periódicos científicos nacionais e internacionais de grande prestígio, muitas vezes sendo exemplos de conhecimentos ainda inéditos até o momento de sua publicação, fazendo do CEPTA instituição respeitada pelas comunidades científica e geral.