Pesquisa Científica

Dentre as atividades do CEPTA, a pesquisa científica é uma das principais ações desempenhadas.

Em seus primórdios, entre 1950 e 1979, quando era denominado de Estação Experimental de Biologia e Piscicultura (EEBP), o CEPTA teve uma importante participação na pesquisa da ecologia de peixes do ecossistema Mogi-Pardo-Grande, na bacia superior do rio Paraná, gerando grande contribuição especialmente em relação aos padrões de migração para alimentação e reprodução.

A partir das décadas de 1980, vinculado à Superintendência de Pesca (SUDEPE), e de 1990, vinculado ao IBAMA, a ênfase foi em pesquisas voltadas à domesticação de espécies de peixes nativas com o objetivo de incentivar a piscicultura brasileira. Muitos desses estudos estão documentados nos Boletins Técnicos do CEPTA, publicado entre os anos de 1988 e 2003. Todos os Boletins Técnicos se encontram disponibilizados na íntegra em nosso site. (Acesse aqui os boletins)

Nesse período, paralelamente à pesquisa científica, o CEPTA foi responsável pela qualificação de milhares de estudantes, pesquisadores e técnicos de diversas instituições de pesquisa e meio ambiente, tanto brasileiras como de outros países.

Mais recentemente, o CEPTA voltou-se à pesquisa visando à conservação da biodiversidade dos peixes continentais brasileiros, em especial os ameaçados de extinção, a qualidade ambiental dos ambientes aquáticos e o uso sustentável da ictiofauna, alinhando-se à missão institucional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ao qual é vinculado. Tais projetos são desenvolvidos em suas próprias instalações ou em instalações de instituições parceiras, por equipes compostas por pesquisadores do CEPTA, pesquisadores visitantes voluntários e pesquisadores de outras instituições de pesquisa.

Cabe ainda ao CEPTA, sempre que preciso, oferecer apoio especializado a todas as demais unidades do ICMBio no Brasil, contribuindo com novas pesquisas, inventários e monitoramentos realizados nas Unidades de Conservação Federais.

Linhas de pesquisa atuais:

Atualmente a pesquisa no CEPTA tem se concentrado na área de reprodução, manutenção em cativeiro, genética e biotecnologia para a conservação de peixes continentais (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0398672979488879), com as seguintes linhas de pesquisa:

  • Reprodução ex situ de peixes ameaçados de extinção

Responsável: José Augusto Senhorini (CEPTA)

Objetivos: Estabelecer protocolos para reprodução ex situ, estudar o desenvolvimento embrionário e desenvolver protocolos de larvicultura.

Incubadoras

Incubadoras de larvas de peixes no Laboratório de Reprodução.

 

  • Manutenção, manejo e reprodução em cativeiro de espécies da família Rivulidae ameaçadas de extinção

Responsável: Luiz Sérgio Ferreira Martins (CEPTA)

Rivulideos1

Rivulideos2

 

Estrutura de manutenção de peixes rivulídeos em cativeiro.

 

  • Produção de juvenis adequados para o uso em programas de manejo da ictiofauna

Responsáveis: José Augusto Senhorini (CEPTA) e Paulo Sérgio Monzani (pesquisador visitante voluntário no CEPTA)

Objetivos: Utilizar técnicas moleculares para direcionar cruzamentos induzidos visando maximizar a variabilidade genética na produção de larvas de peixe destinadas a programas de manejo de espécies.

 

  • Técnicas de manipulação cromossômica e quimerismo para reprodução de peixes

Responsáveis: George Shigueki Yasui (pesquisador visitante voluntário no CEPTA) e José Augusto Senhorini (CEPTA)

Objetivos: Aperfeiçoar técnicas de manipulação cromossômica visando a tetraploidização, ginogênese e androgênese para obtenção de peixes receptores estéreis; otimizar técnicas de indução de quimeras germinativas a partir de peixes receptores estéreis e de células germinativas primordiais para propagação de espécies de peixes ameaçadas de extinção.

Biotecnologia1

Biotecnologia2

Estudantes envolvidas em projetos de manipulação cromossômica.

 

  • Banco genético in vitro de peixes nativos continentais

Responsáveis: George Shigueki Yasui (pesquisador visitante voluntário no CEPTA) e José Augusto Senhorini (CEPTA)

Objetivos: Formar banco genético in vitro através de criopreservação de gametas, de células germinativas primordiais e de embriões de peixes nativos ameaçados de extinção.

 

  • Técnicas moleculares para validação de biotécnicas reprodutivas em peixes

Responsáveis: Paulo Sérgio Monzani (pesquisador visitante voluntário no CEPTA), George Shigueki Yasui (pesquisador visitante voluntário no CEPTA) e José Augusto Senhorini (CEPTA)

Objetivos: Realizar avaliação molecular para confirmar a eficácia de biotécnicas reprodutivas como androgênese, ginogênese, clonagem e quimerismo, através de teste de paternidade, transcrição in vitro, clonagem e sequenciamento de genes e reação em cadeia da polimerase usando primers espécie específica.

 

  • Genética molecular aplicada à conservação de peixes aplicada à conservação de peixes

Responsáveis: José Augusto Senhorini (CEPTA), Fábio Porto-Foresti (UNESP – campus Bauru), Fausto Foresti e Claudio de Oliveira (UNESP – campus Botucatu)

Objetivos: Realizar estudos sobre diversidade genética em peixes, com o uso de marcadores moleculares; realizar estudos de genética populacional em peixes; realizar estudos de monitoramento genético para detecção de híbridos (genética forense) de peixes de águas continentais brasileiras.

 

  • Citogenética aplicada à conservação de peixes aplicada à conservação de peixes

Responsável: Maria Rita de Cáscia Barreto Netto (CEPTA)

Objetivos: Realizar estudos de citotaxonomia de peixes ameaçados de extinção e espécies DD (deficientes de dados); delimitar as populações de peixes ameaçados de extinção e espécies DD; delimitar de áreas prioritárias para conservação com base em dados genéticos; prospectar áreas de ocorrência de rivulídeos.

Cynolebias verdelandia

Exemplar da família Rivulidae, grupo que abrande várias espécies ameaçadas de extinção.

 

Coleta

Prospecção de populações de rivulídeos em poças de água.

 

Contato pelos e-mails e telefones (19) 3565-1212 ou 3565-1260.

George Shigueki Yasui: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; ramal 208

José Augusto Senhorini: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; ramal 215

Maria Rita de Cáscia Barreto Netto: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; ramal 231

Paulo Sérgio Monzani: mailto:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; ramal 208

Luiz Sérgio Ferreira Martins: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ramal 222