CMA Publica Manual de Boas Práticas de Interação com Mamíferos Marinhos

Manual orienta sobre boas práticas na interação com mamíferos marinhos

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) acaba de lançar o "Manual de Boas Práticas em Interação com Mamíferos Marinhos". A publicação está disponível para download no Portal do ICMBio, clicando aqui.

O manual apresenta, por meio de uma linguagem simples e ilustrações, orientações sobre procedimentos para realizar atividades que envolvam cetáceos e sirênios. O objetivo da publicação é orientar os praticantes de interação com esses animais na costa do Brasil, como operadores de turismo e amantes da natureza, evitando o molestamento intencional dos animais.

O documento também fornece subsídios a todas as unidades de conservação do litoral do Brasil, federais, estaduais e municipais, que possuem demanda relacionada à interação com mamíferos marinhos, além das áreas não pertencentes a UCs, mas que possuem interação com este grupo de animais. Além de facilitar a identificação e orientação dos procedimentos mais adequados de realizar atividades que envolvam estes mamíferos aquáticos, o intuito também é aproximar as pessoas para o conhecimento da importância da sua conservação.

As espécies contempladas no manual compreendem quase que a totalidade das interações de humanos com mamíferos marinhos no Brasil: baleias, golfinhos, botos e peixes-boi. "É importante que as regras apresentadas sejam observadas principalmente nas interações realizadas no turismo de observação, para que ele seja realizado de forma responsável", ressaltou Fábia Luna, coordenadora do CMA.

O manual foi elaborado pelas equipes do CMA e do ICMBio, formada por José Martins da Silva Júnior, Fábia de Oliveira Luna, Glaucia Pereira de Sousa, Solange Aparecida Zanoni, Adriana Vieira de Miranda e ilustrado pelo técnico administrativo do ICMBio Guilherme Henrique Baptista Fois.

Faça download do Manual aqui.