Peixe-boi Victor está mais perto da soltura

O peixe-boi Victor deu mais um passo rumo à sua reintrodução à natureza. Uma parce - ria entre ICMBio, Ibama, Funai, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Exército Brasileiro resultou no transporte, no último dia 30 de outubro, por mais de 500 km para seu recinto de aclimatação.

Victor encalhou em 2013, ainda filhote, na rampa de acesso a embarcações no Amapá e desde então foi encaminhado e mantido no Cetas do Ibama (AP). Em 2018 e 2019, as ve - terinárias do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) e da UERN avaliaram o estado de saúde do peixe-boi e verificaram nova área para instala - ção do cativeiro de aclimatação.

Inicialmente, a ideia era reintroduzir Victor em local próximo ao resgate. No entanto, na região ocorre o fenômeno da pororoca, o que colocaria em risco a construção do recinto de aclimatação e realização do monitoramento do animal. Então, o chefe do Parque Nacional (Parna) do Cabo Orange, Ricardo Pires, sugeriu que o peixe-boi fosse mantido em uma aldeia indígena no município de Oiapoque (AP), já que os indígenas da região não caçam a espé - cie e Victor seria protegido e monitorado pe - los moradores da aldeia. Depois de reuniões entre ICMBio e Ibama, foi estabelecido, com apoio da Funai, a construção do recinto na Aldeia do Manga, em Oiapoque (AP).

No final de 2018, os resultados obtidos nos exames não foram conclusivos para o processo de reintrodução de Victor. Agora, em 2019, novos exames constataram que o peixe-boi estava apto para a translocação. No dia 30 de outubro de 2019, uma opera - ção conjunta entre o IBAMA, CMA, CEPENE, APA Costa dos Corais, Parna do Cabo Orange, FUNAI, Cacique da Aldeia do Manga-Joselito e Exército Brasileiro, além da parceria com o UERN, contou com veterinárias, analistas, téc - nicos e tratadores que transportaram o animal para a Aldeia do Manga, Oiapoque - AP, onde ele permanecerá em um cativeiro natural sen - do acompanhado até o momento que estiver adaptado e pronto para soltura monitorada.

O recinto de aclimatação é o último passo para a soltura do Victor. O período de perma - nência do peixe-boi no cativeiro de aclimata - ção vai depender da adaptação do animal. O período pode variar de 3 meses a 1 ano de acordo com o quadro clínico e comportamen - tal apresentado ao longo do monitoramento.